sexta-feira, 17 de maio de 2013

3 Os dragões que atrapalharam Salve Jorge

E Salve Jorge chega ao fim. Pra quem mora no Brasil, mesmo não sendo noveleiro, final de novela das 21h é algo difícil de ignorar .

salve jorge final


Eu gosto de novela. Já fui mais fã, daquelas que acompanha as tramas, capítulo a capítulo. Hoje, com internet e TV por assinatura, ainda vejo, mas não acompanho. 

Em relação a Salve Jorge, eu tenho que confessar que, apesar de muito fã das tramas da autora Glória Peres, e de ter ficado muito animada com a expectativa do país todo ter informação sobre um assunto desumano que movimenta milhões no mundo, mas as pessoas parecem não se importarem conhecerem - na época que eu fiquei sabendo do tema da novela, eu estava escrevendo um post sobre o tema a partir de uma matéria falando que a mulher do ator Will Smith estava envolvida em campanhas de combate contra o tráfico de humano, mas o post foi adiado e a forma como o assunto acabou sendo desenvolvido na novela, não me ganhou. 

É fato, toda vez que eu tentava ver Salva Jorge, acabava irritada com o desenrolar dela. As situações foram mostradas, mas emocionaram e chocaram muito pouco o telespectador que acabou se interessando em tramas paralelas da novela.  Foi um tal de falar do corpão da Bruna Marquezine, das roupas da delegada Helô, do safadeza do Pescoço, do batom da Lívia Marine, da desnaturada Aisha (povo reclamou muito que a Globo estava afugentando futuros pais adotivos).

Durante a exibição da novela era sobre coisas assim que eu via o povo comentando nas redes sociais, raramente um comentário sobre o fato de seres humanos terem a capacidade de traficarem e escravizarem outros seres humanos ou debates sobre as meninas traficadas, obrigadas a se prostituírem, a se drogarem e, quando não mais rentáveis, simplesmente descartadas, assassinadas por uma simulação de overdose e substituídas por uma nova mercadoria (só chamou atenção a seringa da Lívia, que acabou virando assunto pra muitas brincadeiras) 

Mas falando da novela, um dos problemas que eu senti foi em relação ao elenco principal, o casal Théo e Morena. Eu não conhecia a Nanda Costa, mas virei fã. Acho a moça boa atriz, vi algumas entrevistas e achei a Nanda uma fofa... mas em Salve Jorge a Morena pedia outra atriz; alguém mais suave, com menos força (Nanda é uma força da natureza, do olhar a fala, é praticamente um vulcão).
E o olhar do telespectador é viciado. E é viciado em esteriótipos. Morena é uma personagem que precisava  de uma atriz mais carente, com aquele jeito que a gente olha e tem vontade de proteger...uma aparente fragilidade mesmo quando ela está batendo em meia dúzia!
Nanda Costa, pra mim, teria roubado a cena como uma das bandidas...uma das aliciadoras, já como traficada acabou não ganhando a público pra personagem.

Em relação ao Théo... pra começar, creio que erraram no tema musical da personagem: a música do Roberto Carlos é linda, mas tem uma letra muito forte pra um cara que foi, durante toda a novela, um banana com cara de 'ah, vou contar pra mamãe'. 

capitao theo salve jorge

Olha, eu gosto muito do Rodrigo Lombardi. Acho um cara com perfil de gente boa, é simpático, é bonito...problema é que em todo papel ele é...ele, o Rodrigo Lombardi. Foi um Raj, em Caminho das Índias  com as mesmas características do Capitão Theo de Salve Jorge. Assim como foi em O Astro, no papel de Herculano...e continua igualzinho em toda entrevista. É sempre ele, o Rodrigo Lombardi,

Rodrigo pode até amar ser ator,mas (pra mim) é um péssimo ator no quesito expressões. Atua bem quando tem que sorrir, afinal o Rodrigo tem um sorriso lindo, já na tensão é razoável, mas no drama, faz-me rir. As personagens dele deviam ser proibidas de chorar porque a cara dele fica muito ridícula, assim como em cena de briga. Na maior parte da briga ele fica com os lábios apertados, puxados...sei lá, é muito estranho.

No último capítulo de Salve Jorge, o capitão Theo vai brigar pra pegar a filha de volta. Repara na cena e depois me diz se essa mesma boca da foto aí em cima não esteve na cena!

Bem, E Salve Jorge termina (amém) e segunda, dia 20, estreia Amor à vida.

Nos tempos atuais, vamos torcer pra que as pessoas aprendam mesmo a ter mais amor a vida (dos outros).



3 comentários:

  1. Não assisti a um único episodio dessa novela, não posso muito opinar,rs
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo, bem isso mesmo, faltou emoção! Beijo enorme
    Andrea Nakachima

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todas as suas opiniões, e acrescento que vi um erro na ordem cronologica das cenas do capítulo final, que para terminar com o casal protagonista, fez eles chegarem da Turquia tempos depois de muita coisa ter acontecido no Brasil.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...