sexta-feira, 10 de maio de 2013

5 Capa de tecido e feltro para livro e agenda

A dica de hoje da Sexta Arteira veio do blog da Adriana Balreira que foi onde eu vi, pela primeira, vez um PAP (passo a passo) pra fazer capa de tecido para livros. 

Além de bonita, achei a ideia da capa boa principalmente para aqueles livros antigos que a gente compra em sebo...Histórias ótimas, capas nem sempre e as moças que ficam sem jeito de ler em público certos livros, como 50 tons de Cinza, vão chamar atenção pela capa estilosa e não pelo título do livro.

A capa de tecido é boa para proteger o livro (quem costuma carregar o livro pra lá e pra cá na bolsa, sabe que muitas vezes a capa acaba maltratada), e as estudantes cheias de charme podem deixar os livros escolares igualmente charmosos e personalizados, sem contar que dá para economizar uma grana no fim do ano já que as agendas costumam ser até parecidas no miolo, o preço é varia muito dependendo da capa. 

Além de usar um tecido bonito, dá pra criar muito misturando estampas (no melhor estilo patchwork) e colando ou costurando adereços nas capas...

Na internet tem alguns outros paps que você pode procurar, eu vou citar os links do blog da Adriana porque foi lá que aprendi e, a partir da dica dela, fiz a minha própria capa.
Então se você gostar das ideias mostradas aqui, separa um tecido e simbora trabalhar que dá pra fazer em casa:

Esse foi o primeiro que vi, dá uma olhada no PAP da Adriana (no blog dela ela ensina como mediu pra fazer a capa)



Então eu tratei de fazer a minha
capa livro tecido pitacos de lua
É, um lado ficou maior  que o outro, acontece...
Claro que não precisa deixar essa dobra toda para o lado de dentro, é questão de gosto.

capa livro agenda tecido
Olha que bunitinha a minha capa!!!

Amei esse tecidinho, mas fica a dica: quando escolher o tecido, escolha um que não seja muito levinho, muito mole...a capa fica meio que dançando, tanto no livro, quanto na mão (se for usar um tecido assim, melhor usar entretela nele).

Dia desses vi um outro PAP no blog da Adriana, dessa vez a capa era feita de feltro
O bom de usar feltro é que, se você não sabe costurar a máquina, o  feltro pode ser costurado a mão, e dá até pra usar cola (como em muitos trabalhos que você encontra com feltro. Raramente são costurados a máquina e sim caseados a mão), não sei exatamente porque, alguma artesã sabe explicar?

Olha aí a capa feita de feltro da Adriana. Costurada a mão, com direito a enfeite de coração...Owmmmm que fofo!

Eu já fiz uma capa de livro usando feltro, mas costurei a máquina mesmo:

capa livro feltro sexta arteira

Eu gostei da firmeza da capa de feltro, se você for fazer, fica a dica: feltro é mais grosso, então não dá para dobrar as laterais do feltro, como na capa de tecido, mesmo se for costurar a máquina - e também nem é necessário porque o feltro não desfia, como o tecido. Cortou, é só fazer um caseado ou passar a máquina pra dar acabamento.

A Adriana fez assim, à mão:


Eu passei a costura na máquina

pap capa livro feltro
  
Essa tira no meio eu coloquei como um marca páginas. Tinha dobrado uma tira e passado a costura antes de costurar no centro, mas como ficou muito grossa, tive que tirar e colocar uma bem fininha (mas acho que bom mesmo é uma de cetim porque não faz volume, é a fita marca páginas que costuma vir nas agendas). 


feltro capa livro

Onde moro é difícil achar feltro estampado, mas encontrei essas três estampas!



5 comentários:

  1. Dá para encapar caderno também, aqueles de capa dura e têm tecidos lindos, cheios de cup cake (a moda da cozinha atualmente), jeito fácil de transformar aquele caderninho de receitas num livro de culinária (tanto os cadernos de mães quanto os das filhas -é, vou personalizar o meu :)

    ResponderExcluir
  2. Que capa caprichada hein Lua. Gostei.
    Eu ia falar justamente sobre isso de criar capa para cadernos.. fica legal tb.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lulu além da proteção ao livro, dependendo da escolha de tecido/feltro, fica super estiloso pra ler na rua :)

    ResponderExcluir
  4. Eu vi umas dicas de capa para livros pela internet onde eles 'encapam' o livro como a gente encapa caderno para escola NÃO FAÇAM ISSO, viu? Capa de livro tem que ser dessas que dá pra tirar, não pode colar o tecido, feltro ou papel na capa do livro.

    A capa em tecido é justamente pra proteger a capa original do livro, quando vc acabar de ler o livro, vc usa a capa em outro livro de mesmo tamanho ou então, se for emprestar o livro, manda com a capa, mas ela tem que ser removível, ok?

    ResponderExcluir
  5. Que legal,
    por aqui já vi alguns feltros estampados, acho lindos!

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...