domingo, 26 de maio de 2013

10 Blogs? Melhor não tê-los! Mas se não os temos, como sabê-lo?

Semana começando e como muito blogueiro tem sempre aquela esperança de "essa semana o meu blog vai decolar", vamos falar um cadinho sobre já que eu estava conversando com uns blogueiros esse fim de semana sobre isso e a impressão que eu tive é que blog, pra todo blogueiro, é meio como ter um filho: queremos vê-lo crescer, fazer amigos...ser um sucesso. Mas quem disse que é fácil criar um filho ou que ele vai sempre corresponder a expectativa dos pais? Mas é aquela coisa de FilhosMelhor não tê-losMas se não os temos. Como sabê-lo? 


imagem via Otimizar Blog

Sim, está cheio de blogs dando dicas de como ter um blog de sucesso, mas volta e meia vemos  (lemos) blogueiro tristonho, reclamando da falta de visitantes, tristinhos porque, por mais que se esforcem, seus blogs não decolam e mesmo quando conseguem boa visualização nos posts, os leitores não comentam (tá, disso até eu reclamo, confesso), mas realmente a vida de um blogueiro, tirando algumas exceções na blogosfera, não é nada mole na hora de fazer as pessoas se interessarem pelo seu blog.
Muito blogueiro até consegue alguma interação no blog, mas na base da 'troca'. Povo comenta no seu blog porque ele comenta no dos outros. Mas se ele para de fazer essa barganha, os comentários do seu  blog somem (é, isso acontece no Pitacos de Lua)
Mesma coisa quando o blogueiro participa das blogagens coletivas: geram um número bom de comentários, mas nos dias seguintes...ninguém deles volta pra ver outros posts. 
Difícil  é ter visitantes e comentaristas que participam do blog porque se interessam pelos assuntos que encontram nele. A maioria funciona mesmo na base da parceria de visitas e BC. 

Se esse é o seu caso, relaxa. Você, com certeza, não está sozinho. Algumas vezes os temas dos seus blogs é que não ajudam mesmo, outras vezes...bem, vai saber. Sucesso (que no caso dos blogs é visto pela interação neles e o número de seguidores) é coisa que algumas dicas até tentam explicar, mas ás vezes simplesmente, não acontece. 

Alguns blogueiros escrevem os seus posts como muitos usam o twitter: Bom dia!!! Assistindo a um filme legal!!! Cafezinho, quem quer?! Eita trabalho de merda!!! (e, sim, muitos deles, bombam na internet)

Sim, as vezes escrevem coisas legais...normalmente usando o Ctrl C / Ctrl V 


E vai dizer que você nunca visitou um blog com um layout legal, com postagens interessantes, textos bem escritos, imagens não só via Google e, mesmo assim, o blog quase não tem seguidores, os posts não têm comentários ou quando tem é do tipo nada a ver com o tema do post? A blogosfera está repleto deles.



Claro, muita gente bloga pelo prazer de blogar...de expor suas ideias, de compartilhar suas informações, de dividir seus sonhos. Isso não quer dizer que não adorassem multiplicar seus trocados.
Tem muito blogueiro ganhando dinheiro com seus blogs, mas se a gente contabilizar o número alto de blogs, provavelmente nem 1% tem lucro com o seu blog. 



 Mesmo assim muito blogueiro que não ganha dinheiro e nem comentários nos seus blogs continua tentando, não desanima...afinal, não tem nada que o faça desistir do seu blog porque...


Mas companheiro blogueiro que não ganha dinheiro e nem consegue fazer posts que estimulem os visitantes (se é que eles pelo menos aparecem no seu blog) a comentarem depois de ler o seu texto (e não deixar apenas os tais 'legal seu blog. Visita o meu' ), para te animar vai aqui uma dica de como  aparecer bem na pesquisa do Google (já que quanto mais no topo da página de busca você aparecer, mais fácil o visitante dar um click e ir parar no seu blog).
Presta bem atenção que não tem erro:

Charges via Google

Verdade, funciona!!! É só você escrever posts com títulos estranhos que se alguém digitar o título do seu post, o seu blog vai aparecer como o número um no Google nessa busca!
Por exemplo, experimenta digitar no Google Eleição do novo Papa, Papai Noel e eu, a ingênua!  Você vai ver como o Pitacos de Lua vai aparecer como o number one!



10 comentários:

  1. Trágico, mas tudo verdade! Lembrou-me de duas cartinhas que fiz: a carta de um blog infeliz e a carta de um blog feliz.
    Acho que já repeti muitas vezes lá no DSA que para ter um blog razoalvelmente acessado (não famoso, pois eu até hoje não sei o que é ter um blog famoso) é uma mistura de bom conteúdo, jogo de cintura, olho atento aos posts que trazem mais acesso e, só por último, alguma divulgação. E o blogueiro também precisa ter suas qualidades mentais e emocionais, pois lidar com as estatíticas baixas é algo que pode ser esmagador às vezes.
    No fim das contas, também depende de um pouco de sorte. Ás vezes uma mera palavrinha do texto já é capaz de chamar mais visitantes via Google. Existem também alguns truques. Colocar um título incomum realmente pode colocar o blog na primeira página do Google, mas colocar um título com algo que é realmente pesquisado é que trás os acessos.
    Enfim, vida de blogueiro não é nada mole. Mas o que me trás mais satisfação não é ver que meu contador marca o número "x ou y" de acessos. O que me deixa feliz é quando uma pessoa comenta: "Puxa vida, era exatamente isso que estava procurando, o seu blog me ajudou bastante!".
    Ah, ressucitei meu celular (acho que vou chamá-lo Lázaro a partir de hoje... Hehehe) então acho que vou poder finalmente tirar uma fotinha do livro (com um atraso monstro... Kkkkk).

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Lua,
    Você colocou aqui nesse post exatamente o que acontece na blogosfera. Trocas de comentários, blogagens coletivas, mas tudo isso são ferramentas até para a gente conhecer novos blogs, novas pessoas. Mesmo assim a permuta de comentários só vai ser feita se o blog é interessante também. E essa de ganhar dinheiro com blog ainda não conheci nenhum que me falasse que ganha dindin com isso. Eu pelo menos não ganho é nada...rsrs...
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Lua,
    Todo blogueiro quando faz um blog espera que alguém leia e interaja com o conteúdo que você escreve. Para isso, precisa visitar os outros blogs, realizar comentários inteligentes bem mais do que um siga o meu q sigo o seu.
    Nos blogs de sucesso com vários seguidores, o que a gente vê são poucos comentários e qdo tem muitos vc não recebe uma visita agradecendo seu comentário. Pode parecer bobo, mas é uma questão de gentileza não é mesmo? Assim como responder um comentário no blog.
    Já conheci muitos blogs, participei de blogagens coletivas, fiz amigos reais através do meu blog.
    O fato é que vc precisa criar o seu nicho e ser descoberta para que possa realmente ganhar grana com o blog.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Falando da limitação dos comentários, e esse vai ser um comentário limitado - vou lançar a campanha: "KKKKK não é comentário". Porque estou cansado de receber notificação no e-mail dizendo que alguém comentou minha publicação e chegar lá e o comentário é KKKKK.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Triste o blogueiro que escreve para conseguir visitantes. Acho que devemos escrever o assunto que gostamos. O texto poderá não ser bem aceito pelos leitores comuns, mas sempre terá alguém pesquisando na internet que esteja precisando das informações que o seu blogue contém. É como se o blogueiro fizesse um trabalho social e doasse os seus conhecimentos para alimentar com uma visão mais pessoal os assuntos que corriqueiramnete não são interessante para aqueles que preferem comentar uma imagem bonita ou mesmo textos fofinhos.
    O melhor é não ter expectativas para não ter frustrações e somente visitar os blogues que realmente gosta. Por que ler coisas que não te satisfazem intelectualmente poderá danificar a sua disposição para blogar :)
    Fuja dos manuais!!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Lua:
    Creio que os comentários são a "alma" de um blog.
    Sem eles, fica muito difícil saber o que os leitores/visitantes estão pensando á respeito das postagens.
    Ou seja, o comentário funciona como um termômetro.
    Não dou muita importância a quantidade de seguidores.
    Prefiro poucos e constantes, com comentários interessantes do que ficar recebendo visitas e comentários apenas por obrigação.
    Enfim, qualidade no conteúdo e nos amigos, é o que interessa.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Lua, com certeza quando a gente resolve criar um blog, o faz pensando que ele vai fazer sucesso. Porém, nem sempre isso acontece. Eu mesma, achei que seria mais fácil, achava que eu iria conseguir postar todo dia, todo dia teria um assunto novo, que um monte de gente iria ler e comentar (que não fosse só família). Bom, mas está melhor que eu pensava. Olha, mas cheguei a conclusão que eu não vou postar por obrigação, não vou ficar 'enchendo linguiça'. Escrever sobre meu modo de pensar, ainda não consegui (isso sim acho que não me daria ibope, ou daria, sei lá) fico ensaiando. Mas a principio, criei o meu blog para expor meus trabalhinhos e minhas receitas (fit's ou não - mas acho que por enquanto só postei fit, rsrs). Fico muito feliz quando alguém gosta. E não posso negar que ADORO quando as visitas vão aumentando. É sinal que alguém está lendo. Agora se ele vai ser um blog de sucesso, só o tempo vai me dizer (mas nem sei se quero, acho que não daria conta do recado). Vou continuar postando quando tiver alguma coisa legal pra mostrar, ou pra falar. E ele vai assim, a passos lentos, chegando onde tiver que chegar. Mas vou lutar pra ele não parar no meio do caminho.

    Muito bom seu post (como todos são).
    (Desculpa o texto longo, vi esse post ontem, mas queri comentar quando estivesse com tempo)

    Beijim, bom domingo!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei Muito seu Post , mais queria mais dicas Oque escrever meu Blog é de outro sait , mais ele tem 23 Fãs oque faço? Bjinhos Boa Tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo a dica é pra vc começar a escrever nos blogs alheios sem ser como anônimo porque é difícil um anônimo ter fãs viu?

      Só aqui vc já perdeu uma chance de alguém poder visitar seu blog e curtir

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...