terça-feira, 16 de abril de 2013

21 BookCrossing: porque eu gosto da ideia, mas não participo

A Luma está divulgando em seu blog o 6º Bookrossing Blogueiro



No blog a Luma explica como o BookCroosing funciona e faz algumas consideração sobre algumas dúvidas que surgem sobre o projeto; você fica por dentro delas no post onde Luma vai citar os participantes do 6º BookCroosing Blogueiro (sim, se você participar ou divulgar o projeto é só contar pra ela que ela inclui sua participação lá).

Olha, eu confesso que é um projeto onde eu sou muito Uhuuuu e um cadinho 'Ah, sei não...' e não por causa da causa que é nobre; envolve espalhar a cultura.

Não tenho dúvidas da boa ideia do BookCrossing e não tenho dúvidas que tirar os livros da estante e passar adiante é ótima ideia, mas confesso que a ideia de pegar um livro e deixar num local para qualquer um pegar me dá aquela sensação que a gente pode estar dando churrasco a vegano...Sabe como é? O churrasco pode ser de carne de primeira, pode estar um delícia, mas se a pessoa não come carne...

Até tinha comentado sobre  isso no blog da Luma e ela incluiu essa dúvida no post explicando que 
'O medo de libertar um livro e fazer dele um prisioneiro de outras estantes ou gavetas pode ser minimizado quando colamos um bilhete na primeira página desse livro avisando que esse livro é um livro viajante e que ele não foi "jogado fora", "abandonado" ou "perdido"...'

Mas confesso que me agrada mais a ideia de dar um livro a alguém que se mostre interessado em lê-lo do que esperar que o destino faça a sua parte e una o livro ao seu leitor.
Claro que se eu deixar o livro num lugar alguém vai acabar pegando, é só esticar a mão; pegaria o livro do mesmo jeito que pegaria um CD, uma pulseira, um brinquedinho... e qualquer um deles, depois de melhor observado em casa, poderia acabar num canto, numa gaveta...

Sim, claro que pode ser que o livro encontre um leitor apaixonado... mas ando numa fase em que eu acredito que a moça sentado no banco do ônibus podia se oferecer pra segurar a bolsa da moça em pé, mas se a moça que está em pé está com dificuldades de segurar a bolsa, ela que devia pedir 'por favor, segura pra mim?'

Mas a intenção aqui não é ser contra o BookCrossing, embora eu não tenha dúvidas que alguns podem entender assim por causa do texto, mas realmente espero que a campanha seja um sucesso, que as palavras da Luma e outros blogueiros que estão divulgando o projeto estimulem as pessoas a libertar livros e vou torcer para que todo livro encontre um leitor que ao lê-lo encontre companhia, alegria, emoção, mistério, romance, esperança...


imagem via Livros Vivos

Sim, eu podia só citar o BookCrossing sem dar esse meu pitaco sobre o projeto, até porque eu acho a Luma uma fofa e não gostaria de chateá-la - e as pessoas quase sempre se chateiam se a gente não diz só 'ah, que fofo!' pras coisas que elas acreditam, mas o Picacos de Lua tem muito disso: citar uma informação que não é minha, adicionar uma opinião pessoal, algo que eu penso/vejo/acho/creio sobre o assunto e esperar que outros façam o mesmo.

E nem sempre é algo legal de se fazer. 


******************

21 comentários:

  1. Lu, jamais ficaria chateada com você. Eu convivo com pessoas e sei que muitas são presas à ideias arcaicas, como o preconceito ao leitor. Não é difícil imaginar que um livro libertado possa ir para uma gaveta, mas se ele não está sendo usado em nossa casa, qual a diferença entre uma estante e uma gaveta?
    Essa frase: "me dá aquela sensação que a gente pode estar dando churrasco a vegano..." reforçou o preconceito que senti no seu post! Por que não podemos dar chances para as pessoas mudarem? Ou melhor, alguém que nunca leu um livro, não pode começar a gostar?
    Realmente não me importo com o que acontecerá com o livro, a partir do momento que ele saiu do meu "apego". Ele foi bom para mim, usufrui de sua companhia e pronto! Se não vou ler novamente, não preciso exibí-lo em estantes. Que fique em qualquer lugar para lhe dar nova oportunidade de ser lido.
    O bom de tudo é que estamos refletindo juntas!
    Bebê, seja boazinha e procurei um livro aí :)

    ResponderExcluir
  2. Luma vc acha que a minha opinião é preconceito arcaico...eu acho que a sua visão sobre o BookCrossing é romântica...

    No fim, questão de opinião.

    E prefiro que tenha mais gente com visões românticas do que arcaicas, fato.

    ResponderExcluir
  3. Luma, mas falando em frases... a sua 'Realmente não me importo com o que acontecerá com o livro, a partir do momento que ele saiu do meu "apego". Ele foi bom para mim, usufrui de sua companhia e pronto! '

    Nossa... (além de meio agressivo) achei de uma insensibilidade... Como vc pode ler um livro e não se importar com o que vai acontecer com aqueles personagens que, durante um tempo, conviveram com vc? Confesso que, se eu sou um livro seu, ficaria arrasado! Não é questão de guardar como enfeite na estante, mas de entregar na mão de alguém que demonstre vontade de lê-lo ao invés de não simplesmente largá-lo para que o 'destino se encarregue disso'.

    Eu já fui muito 'apegada' aos meus, daquelas que nem emprestava, hoje em dia já abro mão deles depois de ler; dou de presente, empresto, ...mas converso com os colegas, com o pessoal da locadora, do lugar que tomo cafezinho, do clube das mães...sondo quem se interessa pelo livro.

    Gostaria de dar mais chances aos livros de encontrarem outros leitores pelo país em sorteios aqui no blog, apesar de o sorteio de 'Água para Elefantes' não ter sido uma boa experiencia, mas se as pessoas não se interessaram pelo livro, estavam certas em não participar do sorteio.

    Melhor que levar a história de Jacob pra casa só porque o livro estava ao alcance das mãos.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus que polêmico esse seu post. Olhando por esse prisma é mesmo um risco alguém que pegue o livro e que não dê tanto valor quanto ao que eu dei para ele. Mas por outro lado pode trazer para quem pegou a sensação de que se o livro parou nas suas mãos ele vai cuidar bem dele. Participei da outra vez, agora ainda não libertei nenhum. Mas da outra vez, deixei dois livros perto da loja da minha mãe e quem pegou foi duas vendedoras de lojas perto e elas viram o meu nome e até foram me devolver, quando eu disse que eu libertei-os. Elas ficaram mega feliz e disseram que iam ler logo o livro. Amaram "ganhar" um livro. Fiquei feliz. Mas não sei se outra pessoa que pegasse no meio da rua, ia ter tanto carinho para com os livros. Então é mesmo muito dificil de saber se a gente faz o certo ou não.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana sinceramente eu não escrevi o post pra dizer se o projeto é certo ou não... é apenas um ponto de vista de quem prefere entregar o livro a alguém que o queira ao invés de 'imaginar' que quem o encontre vá querer...

      Claro que eu adoraria achar um livro...acho que muita gente também... a minha opinião no post é só outra preferência de passar adiante o livro.

      Excluir
  5. Interessante esta sua visão com relação ao projeto, e respeito.
    Mas eu prefiro acreditar que meus livros serão bem aproveitados. Na outra vez, deixei um bilhete dentro falando sobre o projeto e tb se caso a pessoa não curtisse ler, para que repassasse a alguém que goste.
    Me fez bem, sei lá... hehehe!!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cici como eu disse pra Adriana 'a minha opinião no post é só outra preferência de passar adiante o livro'.

      Me sinto melhor assim, da mesma maneira que vc se sentiu bem libertando o livro de outra maneira. Normal :)

      Excluir
  6. Olá
    Fiquei feliz com seu carinho lá no meu blog
    Ano passado participei desse projeto meio que atrasada, mas deu certo no final.
    Outro dia recebi um livro viajante que circula entre blogueiras e também já mandei-o viajar
    Depois de lê-lo
    Fiquei asma quando no meu aniversario ganhei além de um livro novo, vários outros com a mensagem de que sejam viajantes
    Ainda não li, mas será que estou pronta para tanto desapego?
    Não sei.
    Compreendi sua questão quanto ao projeto (que sempre esqueço em inglês)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zizi aliás, as blogueiras podiam fazer muitos livros viajar mesmo, tantas ganham tantos livros em sorteios e encontros, além dos que compram...A turma que se conhece, mesmo que virtualmente, podia meio que fazer uma 'corrente' de repassar livros e por eles pra viajar pelo correio, mandando por 'impresso módico' fica super barato...muuuuito baratinho mesmo, já mandei livro e paguei 1,50.E foi pra longe :)

      Excluir
  7. Voltei
    Estou com um micro novo, tem cosas que ele não me obedece rsrsrs
    No outro comentário lê-se pasma e não asma
    Continuando o comentário
    O que eu tenho a dizer sobre o desapego e que assim esta me ajudando em outros apegos que eu tenho que e o acumulo de objetos, estou me desapegando total
    Bjs
    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desapegar é bom, eu tenho mania de juntar coisas, já tive mais... no meu caso o desapego, o não sofrimento em passar/doar/emprestar meus livros e dvds, por exemplo, veio a partir do momento que eu comecei a pensar que sou que não tenho família pra doar minhas coisas (meu pai e minha mãe não leem e não veem filmes, meu irmão coleciona os próprios filmes e não gosta de livros), não tenho muitos amigos, não tenho filhos... ninguém que eu saiba que vá curtir o que eu gosto ou que guardaria como lembrança (claro que TV 47 polegadas ninguém vai jogar, né? rs)

      Melhor passar adiante que fica menos coisa pro povo se desfazer depois que eu for...

      Excluir
    2. Lu, estou me candidatando a seu herdeiro, o que preciso fazer para formalizarmos isto?

      Excluir
    3. Rotsen colocar como herdeiro não dá porque meu pai não ia deixar vc tirar nada de casa sem pagar por isso, mesmo não sendo que ele pagou.

      Mas pode deixar que eu vou agendar um post do tipo 'E eu morri...' se ele for publicado, já sabe...eu morri.
      Aí vc liga pro meu pai, oferece um troco qualquer e vem buscar ou paga o frete que ele vai ter o maior prazer em enfiar tudo dentro de umas caixas e despachar pra vc

      Excluir
  8. Lua, ano passado fiquei com a mesma preocupação sua, e se quem encontrar não gostar. Mas dai pensei, a pessoa irá deixar no mesmo lugar ou entregar para outra pessoa. E dai veio a curiosidade: quem irá pegar? Será que tentarão me devolver se perceberem que o deixei ali?

    Estou participando do projeto. Tennho muitos livros, mas gosto muito deles, e escolhi aqueles que eu realemnte não irei reler.

    Você tem todo o direito de divulgar um projeto que acha bacana, mas que não participa por questões próprias. Você é livre flor, e do jeito que foi delicada para escrever o porque não participa, deixa claro que é a sua opinião e todos devemos respeita-la. Mas podemos dialogar né?!

    Tem livros que não empresto para qualquer um, pois tem gente que não me devolve e se eu quiser reler??? Imagina doa-los!!!!

    Mas como disse, estou praticando o desapego e pela primeira vez irei participar do projeto.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina assim como outros disseram, também acho que se a pessoa que encontrar não gostar de ler, provavelmente vai dar o livro para outra pessoa (afinal quem não gosta de ler, não guarda livro pra ler 'um dia', né?)

      Mas a minha opinião é só questão de preferência mesmo porque eu prefiro direcionar o livro a alguém que tenha me demonstrado vontade de leu ou doar o livro para algum lugar onde o leitor que quiser ler, vá procurar, não exatamente uma biblioteca pública, mas como em alguns projetos de rua mesmo que montam bancas em praças, pessoal que tem projeto de bibliotecas itinerantes, há locais onde há cestas onde vc deposita um livro e escolhe outro.

      Creio que todos eles são válidos, inclusive o BookCrossing. Cabe ao dono do livro escolher o que mais lhe agrada.



      Excluir
  9. Oi, Lu!!
    Não sei se você leu o post atual do BookCrossing Blogueiro, mas as opções de doar ou dar diretamente para alguém estão como sugestão para aqueles que não conseguem desapegar-se inteiramente dos livros. Portanto, a sua opinião expressa nesse post, não tem nada de estranha para mim e jamais poderia me chatear - como deixei claro no início do meu comentário acima.
    A minha intenção ao dizer que "não me importo com o que acontecerá com o livro, a partir do momento que ele saiu do meu "apego", apenas reafirma a questão do desapego e foi um comentário baseado no seu texto. Não quer dizer que eu despreze o seu conteúdo. Enquanto o livro está comigo, ele possui todas as regalias! Trato com zelo e se ele é bom, indico para os amigos. Aliás, antes de praticar o bookcrossing, costumo oferecê-lo para os amigos e pessoas conhecidas e somente depois, liberto-o! A prática do bookcrossing consiste em fazer os livros circularem, para a cultura também circular e isso não é romântismo! Isso é realidade! Mede-se a qualidade de vida de um país também pelo número de livros que cada um de seus cidadãos lêem por ano.
    Não gostei que você tenha desviado o meu comentário para questões fora do contexto em que ele foi inserido, como o que deixou no facebook.
    "Se vc não apoia homossexualismo, é hipócrita, se tem outra opinião sobre um projeto, tem preconceito arcaico...liberdade de opinião, cadê? rs"
    Em que momento crucifiquei a sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma se alguém desviou alguma coisa foi você que tachou uma opção de preferência de como doar um livro a outra pessoa com 'preconceito ao leitor...'.
      Confesso até que me surpreendeu.

      E o lance de 'desviar o comentário para questões fora do contexto' é questão de opinião; eu não abri uma discussão sobre homossexualidade x leitura eu apensas citei que se alguém não concorda com homossexualismo tacham de hipócrita, se não concorda com um projeto de leitura é preconceito.
      Só juntei os dois porque acho realmente graça nisso...porque as pessoas falam tanto que todo mundo tem direito a ter sua opinião, mas é só alguém expor o que pensa pra ser taxado de algo e não ser visto apenas como alguém que tem outra opinião, mesmo quando ela tem essa opinião pra ela, sem tentar converter ou persuadir ninguém disso.

      Excluir
  10. Duas meninas, uma apegada aos seus livros, outra apaixonada por um projeto. Uma palavra dita aqui assim, entendi lá assado, dita lá assado, entedidao aquim assim. Alguém já disse que o texto é parrícida, quando nasce mata o pai - as vezes ficamos contentes com o que escrevemos porque o outro percebeu nele mais coisas do que a gente pensou ter colocado nele, noutras, ficamos descontentes com as pessoas por elas não terem percebido tudo que queríamos dizer. Frases, livros, mundo, pessoas...

    ResponderExcluir
  11. Olha, o meu grande problema com BookCrossing seria me desapegar de algum livro. Tipo, eu nem gosto de pegar livro emprestado já porque eu gosto de tê-lo em minhas mãos.
    Concordo plenamente que o BookCrossing é um conceito romântico. Se tem uma coisa que é verdade é que a grande maioria de brasileiros ainda não está nem aí para livros, o que é uma lastima. E se as pessoas não dão atenção a avisos como "não estacione" ou "não jogue lixo", será que eles darão bola para o aviso que diz que o livro deve ser passado adiante? Duvido!
    Agora, se o seu problema é só ter alguém que é apaixonado por livros, você tem meu endereço, é só mandar pra mim. Só que já vou avisando que eu não passo adiante não... Hehehe... Brincadeira!!!

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, quero agradecer por ter repassado meu tuto, fico feliz!!! Tem gente na blogosfera que prefere é fazer uma postagem no próprio blog e nem bota a fonte... Outros quinhentos...
    Menina, aquele imagem "Me segue por favor?" eu coloquei quando ainda existia o finado "Google Friend Connect". Com o gadget de lá, eu pude colocar o seguidores colorido e ele era colocado via HTML, então dava pra colocar qualquer coisa embaixo... Mas o Google desativou o site. Uma pena.
    Realmente essa coisa do blogger fazer tantas mudanças no HTML é uma bostinha, principalmente para quem tem tutoriais, como eu. No fundo são boas mudanças, o que nós precisamos é nos acostumar com elas.
    Nem me fale do meu "bebê". Se tudo der certo, tô indo lá no EDA na segunda, e na terça anuncio o nome dele e um trechinho básico. O que eu mais queria é poder fazer produção independente, mas não tenho nem dinheiro, nem espaço e nem moro perto do correio... assim não dá, né? Também pensei em colocar numa editora sob demanda, mas o preço de um exemplar ficaria por volta de R$40,00, ninguém quereria comprar um livro de uma escritora iniciante por esse preço...
    O jeito é enviar para as editoras. Vou ter de esperar até o meio de Maio pra começar (quero antes saber o resultado do concurso de contos e divulgar bem a página do Face nova), estou em cólicas, pois minha vontade é mostrar logo pra todo mundo... hehe...

    Agora vou indo que já me alonguei até demais!!!

    Mil Sweetkisses ♥

    ResponderExcluir
  13. Lua,
    Eu ainda não aderi esse book-crossing porque sou apegada aos livros que eu tenho. A maioria que eu li gostei e cabe a oportunidade para relê-los algum dia.
    Big Beijos

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...