sexta-feira, 19 de abril de 2013

9 Trote estudantil: brincadeira ou perversidade ?


Pode ser que seja o que faz mais sujeira, mas dos trotes estudantis aplicados aos calouros, farinha, ovos e tintas costuma ser a parte mais inofensiva dessa brincadeira
- imagem via Mundo Insólito

E volta e meia algumas imagens e notícias trazem a tona os trotes e a discussão se os trotes devem ser ou não permitidos nas faculdades, se o certo é o 'trote solidário' ou se é apenas uma brincadeira que, para quem está de fora, parece humilhante quando, na verdade, é só um ritual de iniciação...blá,blá, blá... 

Se faz parte ou não do ritual de entrada, fato é que o trote é praticado por gente que acha graça na humilhação alheia, algumas vezes até na tortura física. Situações que só não ganham ares indiscutíveis de crime e perversidade porque tem o selo 'trote de faculdade'. 

Sim, eu acho que têm coisas na vida que dependem da situação, mas eu sinceramente não consigo desassociar o indivíduo que tem prazer em humilhar e maltratar alguém em uma brincadeira de escola com o indivíduo que tem prazer em maltratar e humilhar alguém quando tiver oportunidade. 

E me chama muito atenção tantos calouros passarem por essas humilhações e castigos - trotes que as vezes levam estudantes até a morte,  justificarem que 'tá tudo bem, faz parte da iniciação dos calouros, ninguém é obrigado a aceitar, a gente participa porque quer'.

Só consigo entender essa afirmação vindo de gente que tem medo de que, se falar algo contra, pode acontecer coisa muto pior nos anos que virão dentro da faculdade (como ser perseguido) e, claro, tem aquele calouro que passa pelo trote pensando que daqui um ou dois anos vai estar na pele do veterano. E então vai ser a sua vez de humilhar e torturar os outros.

Faz parte da história o mais poderoso subjugar o mais fraco e nas faculdades e universidades parece que cada um sabe quem se encaixa em cada situação; os poderosos são os veteranos e os calouros já entram conscientes disso
E daí é só fazer muita bagunça e distribuir muita bebida que o claro sinal de perversidade humana vira ...brincadeira

Talvez por isso, diferente de outras situações históricas, os poderosos das faculdades nunca tenham enfrentado uma rebelião ao direito deles sobre os calouros (algumas vezes quem interfere é a mídia, os pais criticam, as faculdades dizem proibir), mas uma atitude direta dos calouros, nunca vi...

Eu, sinceramente, veria com mais esperança o futuro que vai ser comandado por esses jovens se isso acontecesse. 

E você, já passou pelo trote? Eu não tive trote, quando entrei na Faculdade de Letras é que fiquei sabendo que 'o povo de Letras não faz essas coisas' Oi? Bem, pelo menos onde estudei, era assim...
E como eu larguei a faculdade no segundo ano, nunca fui veterana...

Mas, e você, vê como esses trotes com humilhações e castigos físicos tão comuns? Realmente é só algo que faz parte do ritual de iniciação da vida adulta acadêmica que os 'chatos-politicamente-corretos' de plantão não entendem?



9 comentários:

  1. Olá, eu não passei pelos trotes, acho que acontecem mais nas federais e nas particulares durante o dia.
    Eu acho essas brincadeiras muito chatas, sou mais um trote solidário como doar sangue, arrecadar alguma coisa, acho bem mais significativo.
    Tenha um ótimo final de semana,Bjs
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Na faculdade que fiz (Engenharia Civil) não tinha trotes não. Também, só tem homens... Eles não estão nem aí para isso. Graças a Deus. Porque eu acho deprimente esse negócio de trotes. Detesto. E mais ainda aqueles que maltratam, humilham a pessoa na frente dos outros. Para quê isso? Não sou a favor de jeito nenhum
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei destes trotes e felizmente escapei desta perversidade ( sim, porque o limite entre "brincadeira" e a "crueldade" em muitos destes trotes é tênue e não raramente a coisa descamba para humilhações, ferimentos e mortes, coisas inaceitáveis principalmente para uma parcela da sociedade que se diz esclarecida) quando entrei na faculdade. ( de Letras, também rs)

    Creio que há formas bem mais criativas para marcar este rito de passagem para a vida acadêmica por parte dos veteranos. Recorrer à desculpa da "tradição" não me parece uma justificativa válida.

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Meu trote foi suave. Só me pintaram a cara e eu fiz pedágio no sinal. Agora tem formas e formas de dar trote.
    Tem trote consciente, algo do tipo doar sangue, coletar mantimentos para uma cesta básica pra familias carentes o que eu acho muto válido.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nunca gostei e nunca participei!
    Acho que são pesados geralmente, e isso não é certo..
    Quem sabe um dia isso muda??

    beijos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não passei por trote, mas talvez eu passe este ano (apesar de ser proibido na universidade que vou, não sei se eles respeitam). Eu não vejo isso como brincadeira e sim como humilhação. Eu gosto do trote solidário, tipo doar sangue (embora eu não poderia porque não tenho peso pra doar, que é 52kg) ou juntar alimentos, roupas e brinquedos.

    Livinha's Place | http://livinhas-place.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá; não sei muito o que dizer sobre o assunto, já que em minha cidade os chamados "trotes" foram extintos, não por imposição das faculdades, mas acho que foi mais a cultural mesmo, os estudantes perderam o hábito a tal pratica. Mas me recordo de alguns "trotes" a qual pude acompanhar através de amigos.
    Certa época pegaram a força um amigo e rasparam a sua cabeça! Gente que dó! Não concordo com nada que seja forçado, imposto...neste caso específico se tivesse sido uma promessa dele lá vai, mas raspar a cabeça de alguém a força, em minha opinião seria motivo até para abrir um B.O.
    Enfim...essa é minha opinião !

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zazzle saber que tem um lugar onde essa prática do trote violento e humilhante 'acabou' por iniciativa dos estudantes dá até uma esperança que em outros lugares um dia essa estupidez também deixe de acontecer.

      Tenho um vizinho que passou por esse trote de raspar a cabeça, e em sala de aula: ou o aluno pagava 10 reais ou tinha o cabelo raspado. Ele pagou. Mas disse que teve garoto implorando pra alguém emprestar os 10 reais, como não conseguiu, foi segurado e teve o cabelo raspado...

      Excluir
  8. Geralmente a maldade acaba prevalecendo nesse tipo de brincadeira... infelizmente isso acaba acontecendo.
    Beijos ;)
    http://annereviews.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...