quarta-feira, 13 de março de 2013

17 Eleição do novo Papa, Papai Noel e eu, a ingênua!

Qual dos cardeais será eleito o novo Papa não é a única coisa que se comenta durante a preparação e o transcorrer do conclave, os detalhes interessam aos fiéis e infiéis, coisas como saber que as refeições dos cardeais durante o conclave têm cardápio frugal, e saber quanto duraram os últimos conclaves para escolha dos Papas se tornam notícias e no fim o conclave acaba tendo tantos detalhes mundanos que até mesmo os católicos esquecem que o conclave é um ritual de oração. 

Fato inquestionável é que a eleição de um novo Papa tem seus quesitos de 'show de mídia' e se a tentação da mídia já chegou ao Vaticano, trataram de colocar bloqueadores de sinais de celular e internet e, claro, os cardeais, homens de Deus, mas pelo visto não livres da tentação da fofoca, vão passar por detector de metais provavelmente para interceptar celulares, tabletes, ipods... se bem que debaixo daquela roupa da para esconder uma pequena central de emissora de TV portátil :)

papa conclave eleição papai noel
E se existe curiosidade sobre como transcorre o conclave, veja 14 fatos sobre a reunião que vai eleger o novo Papa, também não deixa de haver curiosidade sobre as acomodações dos cardeais na Casa Santa Marta .

E entre uma curiosidade e outra, boa parte do mundo espera a notícia, através da fumaça branca, que anunciará 'habemus papam'. 

Nessa parte do texto é que entra o Papai Noel do título:quando eu era garota eu realmente acreditava que o Papa era uma escolha divina, um homem escolhido diretamente por Deus. Eu acreditava que os nomes dos cardeais eram escritos em papéis e que esses papéis eram jogados no fogo e aí, quando um deles era escolhido por Deus, a fumaça ficava branca...
Confesso que saber que a fumaça branca, ou a preta, não é sinal de uma intervenção divina, mas resultado de uma escolha política, como em qualquer outra eleição, me decepcionou muito mais que saber que Papai Noel, aquele bom velhinho que vive com seus anões fazedores de presentes no Polo Norte, não voava num trenó puxado por renas mágicas para trazer presentes no Natal...

Bem, mesmo a eleição do Papa não sendo uma escolha diretamente divina, torço para que o novo Papa seja capaz de pregar o amor a Deus e olhar para as necessidades físicas dos homens para que esses não se lembrem de Deus  só na hora do desespero, na hora da necessidade...

Muitos vivem cobrando um Papa mais liberal, que lidere a igreja no caminho dos novos tempos, que veja com melhor aceitação o sexo antes do casamento, o controle de natalidade, o casamento homossexual, reveja a obrigação ao celibato dos padres... ou seja, as pessoas querem continuar católicas, mas não querem seguir os dogmas tradicionais da igreja que foi fundamentada neles... Mas se a igreja muda os seus pilares, não vai passar a ser uma outra religião e só manter o nome de católica? 

O mais sensato (embora sensatez e religião raramente andem juntas) não seria seguir as suas regras ou então escolher uma outra? 


17 comentários:

  1. Eu ando meio dodói...nada sério, mas sem ânimo pra nada, menos pra comer, coisa de gOrdo que não precisa de ânimo pra comer, come pela força do hábito :)

    Mas enfim, estou devendo comentários aqui no blog pra turma que deu pitacos em posts, me desejou felicidades no niver...e estou devendo muitas visitas, mas vou colocar a agenda em ordem em breve :)

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, sério!!!!
    De qualquer forma, você está melhor do que eu, pois antes da eleição do Papa Bento XVI eu nem fazia ideia de como se escolhia o papa... hehe...
    Mas o ponto alto do seu texto foi o parágrafo final. A mídia realmente está fazendo uma baita bagunça falando que a Igreja tem que mudar, que o Papa tem que mudar os dogmas, mas acredito que a mídia não sabe nem da metade das regras da Igreja visto que disseram que a Páscoa é um dos maiores momentos do ano dos católicos (hello dona imprensa, é O maior). O que eu rezo é para que o Papa seja bem tradicional e capaz de calar a boca de todo mundo #ProntoFalei!!!
    Enfim, amei o pitaco de hoje, parabéns.

    Mil Sweetkisses ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila não é nem que eu seja contra uma igreja mais 'progressista' como tantos pedem , ao contrário, creio que em muitas questões a igreja pode 'mudar' sem que isso mude os pilares sobre os quais ela se fez..Uma igreja é feita de pessoas e é preciso que os seus líderes vejam as necessidades dos seus fieis. Só que 'necessidades' e 'vontades' são duas coisas diferentes: permitir que um casal hoje em dia faça controle de natalidade pra que não venha a ter 'quantos filhos deus mandar' (que na verdade tem a ver com o sexo que eles fazem e que, como casados, a igreja permite)eu vejo como a igreja entender que hoje em dia não dá pra ficar tendo uma dúzia de filhos, porque hoje a estrutura familiar, na maioria dos lares, não é a mesma que antigamente; as mães precisam trabalhar, os filhos tem que estudar mais, fazer cursos...

      Já o sexo antes/fora do casamento, não é 'necessidade', é vontade já que as tentações são tantas. Mas o que os católicos querem é fazer isso sem que seja pecado, aliás, hoje em dia muitos católicos não tem mais nem a opção de serem féis ao celibato já que o 'se manter casto até o casamento' virou piada, dá até matéria na TV e o 'sou fiel ao meu parceiro/a no casamento' é sempre visto com um 'sei... ' jocoso.

      Ou seja, os católicos que ainda tentam viver dentro dos dogmas da igreja são os que hoje em dia são acusados de tentar 'destruir a igreja'.

      Vai entender... mas tem sido assim.

      Excluir
    2. Presentinho, falando sobre sexo x religião, Vossa Luascência:

      http://visual.ly/sex-and-religion
      [e o link pra colocar o infográfico no site: logo abaixo da imagem]

      Excluir
    3. Lua, respondendo rapidinho a uma coisa que você disse no comentário, muita gente não sabe mas no caso das pessoas não poderem ter muitos filhos por necessidade podem falar com um sacerdote e ele aconselhará uma forma de evitar que isso aconteça (não me pergunte os detalhes, ainda não estudei muito sobre isso).

      Excluir
    4. Sheila isso já é uma ajuda...mas creio que hoje em dia a ideia de se fazer uso de métodos contraceptivos entre casais não deveria mais ter a necessidade de consulta prévia... Que a igreja não seja favorável ao método entre solteiros, até da para entender já que pra ela o sexo deve ser praticado depois do casamento,mas os casais devem ter o direito de escolher quantos filhos querem/podem ter

      Excluir
  3. Lu,
    Espero que esteja melhor. Nada pior que uma moleza dessas. Agora voltando ao Conclave, o que o povo esquece é que o Papa, os padres, Cardeias, Bispos, esse povo todo nada mais é que um ser humano que pode cair em tentações como qualquer um de nós. E essa escolha nada mais é uma escolha politica mesmo! Mas torço que a Igreja Católica com essa escolha saia mais fortalecida. Assim espero, que o novo Papa traga mais frescor.
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana eu já to melhor sim... menos lesa, pelo menos rs

      Em relação a eleição do Papa, pelo menos, aparentemente, ele é mais simpático, acho que isso já é um ponto a favor dele em relação ao antecessor :)

      Eu também espero que o Papa traga mais frescor a igreja, embora ache que ao escolherem um homem de quase 80 anos, o próprio Vaticano não esteja dando ares de buscar isso...se bem que eu conheço uns velhinhos bem moderninhos rs

      Mas para ser franca, única coisa que eu espero, depois de perceber que o novo Papa não é escolha de Deus, é que a igreja católica não faça mudanças só pra manter a liderança como a mais seguida no mundo...Que se mudanças vierem, que seja realmente para abraçar aqueles que acreditam no Deus que ela prega e não para agradar aqueles se dizem católicos por comodidade

      Excluir
  4. Alvíssaras nesse momento tão papal [só que não]!

    Ouvi dizer que não andou bem e que anda melhorando... Me pergunto se teria algo a ver com as visões da vida e recomendaria algo pra "elevar o espirito" [que naturalmente vem com uma sessãozinha pipoca+guloseimas 'no durante'] e tirar o gosto amargo da escolha papal vs. escolha política.

    É sobre certo rabugento legal de nome estrangeiro: Tudo pode dar certo, do Woody Allen.

    Esse cara é muito ótimo [o personagem, não o diretor] e fala de coisas da vida que se parecem com (pequenos ou não) fracassos de maneira bastante peculiar e não-chata (falo novamente do personagem principal e narrador eventual, não do diretor, que é um pé no saco muitas vezes).

    Desejo que consiga ver logo > pra te desanuviar.
    e
    Desejo que possa vir mais vezes a esta casa > porque palpite é meu sobrenome.

    Saudoso abraço, Vossa Luascência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele link lá em cima...não tem versão com tecla sap não? rs

      Tudo pode dar certo, do Woody Allen... Não é um dos trabalhos dele que eu tenha ouvido falar, mas também, eu ando tão desatualizada de praticamente tudo que acho que em marte andam sabendo mais do que eu, mas vou procurar, valeu a dica.

      Eu andei, não sei se digo doente ou mal, mas seja o que for, estou melhorando sim, obrigada...

      E volte sim, que gente da família pitaco e palpite são sempre bem vindos :)

      Excluir
  5. Agora, falando dos sueus comentários lá no DSM, peço desculpas por não comentar nos posts antigos aqui, tecnicamente, nem deveria estar passando nos blogs... meu tempo online está cada vez mais atarefado...
    Respondendo à dúvida do rosa no Laetare, nem todas as igrejas adotam, é uma cor opcional (pode-se continuar a usar o roxo também) às vezes acontece de uma igreja não ter os paramentos por falta de recursos e etc, então pode acontecer de não ter pois essa cor só é usada duas vezes no ano. É como o preto, na paróquia em que eu frequento, o Padre Geovane usa a casula preta nas Sextas-feiras da Paixão e no dia de Finados, mas é uma cor que caiu em desuso. Vou parar de falr de igreja aqui pois acho que já estou enchendo seu saco... hehehe...
    Depois vou ver se passo aqui para dar uma olhada no conteúdo em geral, mas pelo visto só vou conseguir semana que vem O.O

    Mil Sweetkisses ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila sem problemas, maioria das pessoas não visualiza os posts antigos mesmo, até porque normalmente a gente entra nos blogs sempre correndo, faz parte rs

      Faz alguns anos que eu não frequento missas e celebrações em datas especiais, normalmente quando passo na igreja é durante o dia, então não sei se onde moro existem essas mudanças de cores em certas datas, mas achei legal essa ideia de mudar as cores em certas ocasiões...

      Excluir
  6. Lua,
    Tb pensei a mesma coisa que vc quando descobri que o Papa é argentino. HAHAHAHAHAHAHAHA
    Pelo menos, ele tem uma cara mais simpática do que o Bento XVI, que eu morria de medo.
    Espero que o Francisco I faça um bom PAPA, possa exercer com firmeza o rebanho da Igreja Católica que anda tão arranhado com tantos casos de pedofilia envolvendo nomes de padres. É um cara humilde, que sabe dar valor ao dinheiro e sabe o quanto os pobres ralam. Espero que o cargo máximo da igreja não interfira com seus valores.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu eu até tentei fazer cara feio pro novo papa por ele ser argentino, mas ele tem uma cara fofa...não consegui rs

      Pois é... a igreja parar de acobertar que os padres também são humanos e, por isso muitos deles propensos as perversidades humanas, já vai ser um avanço...

      Excluir
  7. Olá,
    toda essa encenação da mídia só serve para ter noticias. Em nossa vida nada muda.
    Mas vamos torcer para ele fazer algo de bom pela humanidade.

    Tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como fazemos parte da humanidade, se ele fizer algo bom por ela, já vai ser bom pra nós também :)

      Excluir
  8. Na hora do batismo o padre perguntou ao pai - Como é mesmo o nome do menino? E o pai respondeu - Mingau! O padre - Mingau não pode, não é nome de gente. O pai - Como não pode? O chefe de vocês se chama papa, porque o meu filho não pode se chamar Mingau?

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...