quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

6 Minha contribuição a campanha de incentivo à leitura

Se um livro a gente começa a ler por causa de um título que chama a atenção, vamos combinar, o título desse post não incentiva ninguém a ler o post... É verdadeiro, mas como atrativo, ficou péssimo! 

E hoje é a minha vez de te incentivar a (começar) ler. Esse Meme me foi passado pela Lulu - do Lulu On The Sky - Passa no blog dela para ver os livros que ela indicou .




Segundo li no blog da Lulu, as regras são:

1. Postar a imagem com o laço
2. Indicar 10 blogs
3. Avisar os blogs indicados 
4. Responder a pergunta.

Então... olha apessoa desagradável quebrando as regras eu não vou seguir a regra 2 e 3, e não é por rebeldia, mas é que a maioria dos que eu conheço e gostam de ler, já participam. Mas fica aqui a dica: se você gosta de ler e curtir essa ideia, carregue o laço para o seu blog. E depois vem deixar o link aqui nos comentários para que eu e outros possamos ir conferir suas dicas.

Bem, a regra primeira regra eu já cumpri, a segunda e a terceira eu já expliquei, e agora vamos para a quarta:

Pergunta: Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?

Parece fácil, mas acho difícil responder isso de forma geral, pra todo mundo...
Leitura, a meu ver, tem relação com as coisas que nos atraem, que nos despertam curiosidade e também vai da empatia que a gente sente pela forma de contar a história que o autor tem. 
Enquanto na escola as coleguinhas liam Monteiro Lobato e romances de banca eu descobria o prazer de ler com os livros de Sidney Sheldon, e Adelaide Carraro que encontrei no quintal do vizinho quando ele se mudou...


Olha só o que achei no sebo dia desses... Sim, eu fiquei tentada a comprar.  

Mas se é pra indicar algo para alguém que não tem o hábito de ler, hoje em dia eu indicaria os livros de Rick Riordan, eu estou lendo "Percy Jackson e os Olimpianos".
A questão em relação a ler ou não ler a série não é quantos anos você tem, mas do que você gosta. Se você não gosta de mitologia, de livros com histórias sobre deuses, ciclopes, sereias medonhas...desconsidere a indicação. 

Dica: Se você viu o filme baseado no livro 1 - Percy Jackson e o Ladrão de Raios, e não gostou, esqueça o que assistiu. Eu mesma achei o filme bem ruinzinho fraquinho, mas os livros são ótimos. Leitura divertida, o autor tem tiradas ótimas, como o busto de Poseidon que fica com a cara do Sylvester Stallone, sem contar que a narrativa flui e a gente viaja junto com a história. O autor é detalhista, mas sem ser excessivo ao ponto de minar a nossa imaginação... E os livros têm letras ótimas pra quem usa óculos (eu,eu) e são impressos em papel encorpado amarelo. Eu comprei o box numa promoção, único porém é que as letras douradas do livro dois, Mar de Monstros, depois de ser manuseado, sumiu e isso me deixou chatiada. 


E o volume 4, Batalha do Labirinto, está indo pelo mesmo caminho...  Realmente preciso aprender a fazer capa para livros iguais as que a Adriana Balreira faz


Além desse meme há outras campanhas incentivando a leitura, como o vídeo do jornal Gazeta do Povo que está sendo veinculado atulmente, pelo menos aqui no Paraná, e olha que ideia simples, mas interessante que é a Geladeira cultural


Outra campanha que achei bem interessante é o Manifesto a Leitura, achei a ideia bárbara... mas realmente não é todo mundo que tem a cara de pau uma personalidade tão extrovertida para realizar as tarefas propostas no vídeo... Da uma olhada e vê se você se encaixa no perfil...e eu acho que são coisas que nem precisam ser feitas por uma pessoa, podem ser realizadas por dois ou mais amigos. A cara de pau coragem da gente fica mais fácil de ser exibida quando a gente tem pernas e braços amigos pra empurrar :)

6 comentários:

  1. Deixe aqui nos comentários a sua indicação de um livro... E se puder dizer porque curtiu a leitura, a gente agradece :)

    ResponderExcluir
  2. Lua, fico feliz que tenha participado deste meme literário. Tb já li muito Sidney Sheldon e adorava. Podemos trocar figurinhas com titulos dos livros que já li dele e gostei.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei as campanhas!
    nunca li nenhum desses livros, sou fã de romances (água com açúcar) rs
    se gostar, te dou várias dicas!
    beijos ;]

    ResponderExcluir
  4. Hum... se não prestam atenção na palavra de Deus quando ela é pregada nas ruas, que dirá de autores que para quem não tem costume de ler é desconhecido? Talvez poesia fizesse efeito por causa do rítmo. Falei do manifesto na postagem "Só a leitura salva"
    Tô antevendo que esse comentário vai para a caixinha de spam...
    Indiquei alguns livros na postagem que fiz para postar o meme que também recebi da Lulu e como você também não indiquei blogues. Aliás Lu, eu não participo de meme que tenha endereço de blogue no selinho - questão de controle de qualidade, se é que me entende! (rs*) Mas se o meme é muito bom, eu adultero o selinho e apago o endereço do blogue.
    As crianças se amarram em desenhos e a melhor hora de incentivar a leitura é antes de aprender a ler. A criança tem que ter curiosidade para saber o que está escrito perto de onde está o desenho. Incentivar adultos a ler é a maior dificuldade... quem sabe levá-lo para o meio do mato, sem qualquer distração e um monte de livros de letras grandes e muitas figuras... é, adulto que não tem hábito de ler se comporta como criança diante de um livro.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma quando eu vi o vídeo fiquei pensando naquelas pessoas que ficam pregando a Bíblia na rua, então o "Só a leitura salva" tem tudo a ver rs

      Mas eu creio que umas duas ou três pessoas, lendo trechos de livros nas praças poderia dar certo. É que aquele povo da Bíblia é meio assustador :)

      Excluir
  5. Lua,
    Acreditas que ainda não li e nem vi o filme desse Percy! Nem sabia do que se tratava...rsrs... Bem informada eu, né? Eu também amava Sidney Sheldon quando mais nova! Devorei todos!!! Minha tia tem toda a coleção dele, imagina a festa que fazia na estante dela. Era da Agatha Christie e do Sidney que ela tinha todos os livros! Li todos! Gostava mais da Agatha! Amo livros de suspense, policial!
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...