domingo, 18 de novembro de 2012

3 Essa relação, nem sempre compreendida, entre artista e fã


A blogueira avisa: 
O texto não fala daqueles artistas que, depois de famosos, querem a fama por perto e os fãs bem longe.............................................


Li no blog da Fabiola Reipert  sobre "fãs" que saíram xingando a Wanessa Camargo porque, depois do show, ela não os recebeu no camarim...



Nossa... As pernas da Wanessa Camargo já estão pedindo uma meia calça grossa dessas? Tadinha... (e que caras e bocas são essas das duas? Era pra ser sexy? Quem escolheu essa foto pra por no ar, fez de propósito rs ) imagem via blog da Fabíola Reipert

La em cima eu coloquei a palavra fã entre aspas porque, para mim, tem dois tipos de fãs: Tem aquele fã que gosta do trabalho do artista; seja das suas músicas, da sua voz, das ideias que ele expõe escrevendo ou em entrevistas, da interpretação que ele dá aos seus personagens ou o talento que ele demonstra num esporte. E que, lá no íntimo, esses fãs são gratos pelos momentos de alegria, reflexão, entretenimento e companhia que esse artista lhe proporciona. 

E tem os "fãs" que curtem uma 'celebridade'. Esses "fãs" vão aos shows e gritam/pulam sem prestar muita atenção no que o artista canta; gritam 'te amo' pro jogador, mesmo não curtindo futebol, porque ele é a celebridade do momento e vale milhões. E se amaram mais nas fofocas sobre o artista do que prestam atenção nos papeis que ele interpreta. Na verdade, eles não são fãs do artista, são "fãs" da celebridade e acham que o famoso é tão devedor da sua existência a eles que seus talentos simplesmente não existiriam sem eles. 

E aí é que confundem 'artista', com 'celebridade'. O artista vai sempre existir, mesmo que a celebridade nunca venha a ser conhecida.

Artista atender o público depois do show é legal, mas o público tem que entender que essa não é uma obrigação do artista, apesar de "fã" achar que o artista deve tuuuuudo a ele. 
Mas se somos fãs é porque algo no trabalho do artista nos cativou. Gostamos de algo que o artista nos deu através da sua música, da sua interpretação num personagem, de suas ideias num texto ou de seu talento nos esportes. 

Claro que se o artista tem uma troca mais próxima com os fãs, é legal. E e é absolutamente natural que o fã fique decepcionado quando isso não acontece, da mesma maneira que fica encantado quando tem a chance de se aproximar do seu ídolo. Quando assisti uma peça com o Miguel Falabella em que ele, depois espetáculo, deu um tempo para que a platéia se aproximasse, conversasse com ele, pedisse autógrafo... Foi um momento tão incrível para mim, que sou fã super fã do trabalho dele, que guardo esse momento com carinho na memória até hoje.
Mas se eu vou a um espetáculo, vou porque quero ouvir o que o artista tem pra cantar, dizer, mostrar... Se ele for canastrão num papel ou se desafinar ou subir no palco bêbado, eu vou reclamar do artista, sim!!! Mas sair xingando um artista porque ele não quis receber fãs no camarim? 

No máximo dá pra xingar (mas é feio, viu?) se não for atendido por um BBB (você pode tentar ser o próximo) porque esse vira celebridade sem ter dado nada em troca a não ser 'a sua pessoa'. 
Aliás, a turma que sai xingando porque o artista não deu atenção antes/depois do  show, mesmo tendo visto um show ótimo, deve ser da mesma turma que acha que todo ex-BBB e similares são 'artistas'. 

Ahã... 


*****

3 comentários:

  1. Lua, o fã precisa entender que o artista é uma pessoa de carne e osso, que também passa por problemas como qualquer ser humano. Tem fã que é abusado demais. Por outro lado, o artista depende dos fãs. Principalmente os cantores. Sem eles não vendém álbuns, não vão aos shows.
    Big Beijos de cara nova no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Lulu... só que ninguém vai no show do cara só pra ajudar o cara a pagar as contas. A pessoa vai porque gosta das músicas, 'ama' o cara, quer ver a fulana dançando no palco...E ninguém também compra o CD do fulano só pra fazer caridade também, alias, compram cada dia menos, só andam baixando pela internet... E o artista, nem tanto o cantor, mas o compositor, só se fode. Ô dó...


      Pelo jeito vc andou cantando aquela antiga música da Vanusa 'hoje eu vou mudar...Vasculhar minhas gavetas...", no caso, seu avatar e seu blog :)

      Tá buniiiita

      Excluir
  2. Mais uma da maratona DPNP (Dando Pitacos Nos Pitacos), contabiliza esta também, vai? Concordo em grau, genero e número com você Lu.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...