terça-feira, 27 de novembro de 2012

9 Desonesto: aquele que lucra sem você usufruir.

Povo comprando DVDs piratas espalhados pela calçada, ao lado das lojas, no centro da cidade.  Sempre me pergunto ao ver essa cena se a polícia de onde eu moro recebeu algum ofício pirata dizendo que os DVDs piratas estavam livres para comercialização. 
Dia desses tinha um policial comprando, me deu vontade de perguntar. Mas achei melhor não atrapalhar porque ele estava muito entretido escolhendo vários.



Vender e comprar DVD pirata é algo ilegal que a maioria das pessoas não vê como tal. E não adianta campanha dizendo que o DVD pirata é barato porque o trabalho na China, de onde a maioria dos Dvds e CDs vem, é escravo e que as cópias são feitas sem pagar nada as gravadoras, aos cantores, aos músicos envolvidos, ao compositor. 

Engraçado é que as pessoas reclamam de serem exploradas no seu trabalho, mas na hora de comprar DVD ou CD pirata, não se incomodam de explorar o trabalho alheio. É como se filme e música não fosse trabalho e sim diversão. E é. Mas para quem assiste e ouve; para quem produz, atua e canta é trabalho. 
Mas povo reclama que DVD e CD é muito caro, acham que os distribuidores lucram demais, que os artistas ganham muito. 
Se você perguntar pra qualquer um comprando um DVD ou CD pirata, ele vai justificar a compra e, com certeza, dizer que não deve ser preso só por causa disso, afinal, tem tando bandido solto por aí... 

Aliás, todo mundo sabe: chatos, incompetentes e desonestos são sempre os outros.

Mas não é só onde moro que se vende DVD pirata, a prática é comum em todo país. No JusBrasil tem matéria sobre o assunto. Ali o juiz, se referindo a conduta de um vendedor de DVDs piratas lembra que a '...conduta perpetrada pelo agente (vendedor) é flagrantemente aceita pela sociedade e, por tal motivo, impassível de coerção pela gravosa imposição de reprimenda criminal"."... Basta circular pelas ruas e avenidas centrais de qualquer cidade deste País para que se vislumbre milhares de pessoas comprando CDs e DVDs falsificados, sem qualquer receio de imposição de abordagem policial". 

Sendo assim, talvez o crime não esteja no fato de político desviar verba e participar de caixa dois e sim que não tem como toda a sociedade entrar para a política para fazer o mesmo... 

Fiquei meio confusa. Então... algo não é considerado crime só porque é ilegal, mas sim porque a sociedade não usufrui disso? 



**********

9 comentários:

  1. Teve uma época que eu comprava cds pirata, até um dia, um deles estragou o meu leitor ótico do toca cd, aí não comprei nunca mais. Prefiro comprar CD e DVD original e em promoção. É menos dor de cabeça.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. É necessário chegar a um meio termo na questão do julgamento da Pirataria.
    No meu entendimento, pela experiencia como amante e colecionadora de filmes raros, a solução é uma pequena alteração na Lei 9610/98 seguindo a convenção de Berna já seguida em outros paises, alterando o Prazo para um filme entrar em Dominio Público.
    Existem soluções diversas como obrigar os vendedores de copias de dominio a se cadastrarem como Micoempreendedores Individuais e assim arrecadar os tais impostos que o Governo não quer perder. O problema é que o povo só se reune para festas, e movimentos improfícuos e quando é para uma questão séria nem os próprios interessados se fazem presentes.
    Interessante como interpretam a lei conforme mudam os personagens. O artigo 184 do Código Penal Brasileiro está presente na maioria das advertências relativos a proteção da propriedade intelectual, incluindo-se aquelas insuportáveis telas que antecedem a exibição do DVD/Bluray. Violar seria tudo o que não foi expressamente autorizado pelo autor, salvo algumas pequenas exceções (como por exemplo: citar trecho para uma reportagem). O problema não é nem do artigo 184 do Código Penal, mas sim na lei que o explica.
    Nesses blogues jurídicos, você vai encontrar opiniões diversas, assim como as do Juiz, pois cada um olha a lei por um lado, puxando a sardinha para o lado que melhor lhe apetece. A melhor lei é aquela que melhor cabe a situação. Infelizmente o brasileiro é bem safo para denegrir as leis. Quando quero consultar sobre esse assunto, prefiro acessar o portal da Cultura http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma independente das portarias, o que eu acho interessante é essa coisa das pessoas normalmente não serem isentas dos próprios desejos na hora de avaliar o que é legal ou ilegal, certo ou errado. É a venda de produtos piratas, de molhar a mão do guarda, de não se incomodar em ficar com troco a mais...

      A gente reclama e acha vergonhoso político que desvia verba, que faz caixa dois... Mas esses políticos estavam do lado de cá antes de ter o 'poder' que a política lhes dá.
      Fico imaginando quantos deles, antes de serem eleitos, também não achavam errado político desviar verbas, participar do caixa dois.

      E quantos de nós, que criticamos esse comportamento político, não faríamos o mesmo se fossemos eleitos.

      O cara que vendo o dvd ou a bolsa pirata pelo menos tá trabalhando e não roubando, a gente costuma pensar, mas ele não rouba o lucro de quem paga impostos, de quem paga aluguel de loja?

      É que nessa coisa de 'certo ou errado' a gente não costuma ver o tal 'preto no branco'. Vê os tons de cinza que há na situação ...E nesses casos costumam ser muito mais de 50 tons :)

      Excluir
    2. Se o cara da loja vende pirataria, ele está no mínimo sonegando imposto e roubando do artista o direito autoral da obra. Todo mundo sabe que produto pirata tem defeitos por não ser original. Só compra quem não tem poder aquisitivo.
      Quanto aos políticos, a coisa funciona diferente; quem não entra no esquema da máquina, acaba sendo isolado.
      Sou a favor dos artistas não produzirem cds ou dvds e partirem para a venda online em definitivo. Dessa forma não precisam pagar nada mais para as gravadoras.
      O assunto ainda será muito discutido se o direito autoral for tratado junto com o Marco Civil da Internet.
      + Beijus,

      Excluir
    3. Luma não acho que o povo compre coisas piratas só por causa do poder aquisitivo não, enfim....

      Mas como assim não produzirem mais dvds? Tá falando só dos de musica né? Porque os de filme... eu PRECISO deles pra minha estante http://pitacosdelua.blogspot.com.br/2012/07/esmalte-e-bonecos-personagens-do-cinema.html

      Fala isso não que me assusta :(

      Excluir
  3. Eu li, não lembro onde, que a tributação em cima de videogames ( jogos eletrônicos) no Brasil é elevadíssima: metade do preço que a pessoa paga em um jogo, na verdade está pagando de impostos ao governo. Creio que a alta carga tributária brasileira é um dos fatores que estimulam a pirataria - veja, "um" dos fatores, porque há tantos outros e poderíamos citar essa coisa do "jeitinho" que é sempre "se dar bem" de alguma forma. Nem que seja economizando uns trocados no DVD esperto ali na esquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui TUDO é muito caro, infelizmente. No post sobre Crepúsculo e Cinquenta tons de Cinza tem o link para um vídeo onde Tatiana comenta as diferenças dos preços dos livros de Harry Potter no Brasil e os que ela comprou importado. Além dos importados serem MUITO mais baratos, ainda tem qualidade 10x superior... :(

      Excluir
  4. pessoal nao entendeu oque voce quis dizer em relacao ao comportamento das pessoas.se concentram so na foto do povo comprando pirataria. melhor tirar a foto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo o problema deve ter sido meu que não soube desenvolver o texto direito...

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...