sexta-feira, 16 de novembro de 2012

8 Da para ter parceria no blog sem ficar com o dedo preso?

Essa semana um assunto chamou minha atenção na blogosfera. Interessada em comprar o livro "Branca de Neve e o Caçador" , acabei procurando por opiniões e resenhas sobre o livro. Em muitos blogs encontrei, junto as resenhas, fotos de um kit que incluía outros 'mimos'  além do livro que, procurando nos sites de compra, não encontrei. 
Uma coisa leva a outra e percebi que os tais kits os blogueiros haviam recebido o que, de certa maneira, me explicou algumas resenhas tão parecidas. Independente se eram a favor ou contra, achei interessante como muitas frases, que pareciam ser uma opinião pessoal, eram repetidas igualmente por vários blogs. 

E cheguei na questão 'parcerias'. Evidentemente ainda não tenho nenhuma no blog, até porque, acredito eu, você encontra parceiros a partir do momento em que eles sabem que o investimento deles nessa parceria vai ser visto por muitos outros e o O Pitacos de Lua, neste quesito, ainda caminha timidamente pela blogosfera.  


imagem via Meu ADC

Mas parceria, nos blogs, funciona como? No Mundo Editorial tem um texto bem interessante sobre o assunto. Não concordei 100%, mas entendi a questão do 'via de mão dupla'. 
Verdade é que ser parceiro não é, pelo menos não devia ser, ter só elogios ao produto ao qual o blogueiro recebeu e vai comentar, mas é ter respeito pelo parceiro, incluindo o que ele representa. 
Lá no post comentam sobre um blog que fez uma resenha detonando um livro. Não é que o blogueiro simplesmente não gostou, pelo que li de um comentário sobre o tal post, foram feitos comentários do tipo 'a autora tava drogada', 'o livro é uma merda' e outros na mesma linha sobre a editora (que é parceira do blog). 

Oi? Ok, eu confesso que eu ri, afinal, isso aí não é só uma questão de 'gostar ou não gostar', ou 'é bom ou é ruim', isso aí é um surto de falta de educação e respeito. Coisa que a gente tem que ter não só porque é blogueiro ou porque fez parceria, embora eu entenda, que muitas vezes não deva ser fácil resistir a simplesmente detonar o que a gente acha uma porcaria. Mas hay que resistir e passar essa opinião de forma mais sutil.

Pitaquiei lá No Mundo Editorial sobre essa questão da parceria:

"Creio que o maior problema das pessoas que fazem resenhas ou dão longas opiniões sobre um filme/livro/musica é que esquecem o tal 'gosto pessoal'. Tem gente que não gosta de um tema e, dificilmente, vai achar que aquilo lá ficou bom e vale a pena ser lido/visto/ouvido/comprado.

Quando a gente faz isso nessa coisa de 'parceria', acredito eu, devemos comentar não só levando em conta o que a gente gosta ou não gosta; devemos analisar o produto como algo que vai chegar a muitas pessoas e, várias delas, com gostos diferentes. Citar o nosso é só dar o exemplo de um deles. 

Eu, por exemplo, ODEIO fígado. Mas se tivesse parceria com um açougue e tivesse que escrever sobre fígado, provavelmente começaria com alguma coisa do tipo 'paladar é algo muito pessoal; o que pode fazer a alegria na mesa de uns, pode tirar a fome de outros...' antes de citar porque o fígado deve ser consumido (ou mesmo evitado) 
Mais ou menos por aí. 
Mas o que não dá é pra achar que em 'parceria' só o que importa é que seja bom pros dois. 

Tem que ser honesto, mesmo que de forma não explícita, com o leitor". 

Só pra finalizar a minha opinião sobre o assunto: Eu não acredito que o blogueiro dizer que não gosta de fígado seja prejudicar o produto, é apenas compartilhar o gosto pessoal dele sobre determinada coisa. 
Prejudicar talvez fosse dizer que 'fígado é tão ruim que, pra comer, só a beira da morte e diante das portas do inferno com o diabo ameaçando 'ou come, ou entra'.   

Embora eu acredite que muita leitor fosse adorar ler isso. Veria com bom humor a opinião do blogueiro e não como ofensa ao produto (já o parceiro, vai saber...)

E você, leitor ou blogueiro, vê como essa questão das parcerias? Costuma acreditar na opinião do blogueiro? Costuma escrever pensando em agradar o parceiro? 
Dá para escrever um post sem ficar com o dedo preso porque está escrevendo sobre algo que ganhou ou pelo qual está sendo pago?



************

8 comentários:

  1. Lua, nunca fiz parceria em meu blog e as poucas que se ofereceram foram pessoas que queriam fazer troca de links. Penso que se alguma marca quisesse saber a minha opinião, iria oferecer o produto e eu teria que dar de forma imparcial e se eu não gostasse, tem que saber falar sobre o produto. Afinal, existem formas e fomas não é Mesmo?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu essas 'parcerias' do tipo 'me linka que eu te linko' são muito comuns, infelizmente raramente a gente ouve isso de um blog grande, que realmente vá trazer muitas visitas. E se a gente usar a tática com eles, eles simplesmente ignoram rs

      É quase que um 'círculo vicioso' dos grandes, pros grandes :)

      Em relação ao 'existem formas e formas de falar' que você citou...
      Uma vez vi um advogado comentando numa entrevista sobre a moda (na época era) das pessoas fazerem vídeos e postarem na internet reclamando de um produto (tinha um de uma máquina de lavar que só ficava pulando e o cara esculhambava a marca). Na entrevista o advogado explicava que o erro do vídeo estava na forma como o dono se referia ao produto com problema. Reclamar pode, se exaltar pode... O que não pode é generalizar o produto e, principalmente, desrespeitar a marca até porque não são todas que têm o defeito.

      Ele dizia da importância da gente lembrar de dizer 'essa máquina', 'a minha máquina' e, de preferência, lembrar que a marca é respeitada, que tem ótimos produtos e, infelizmente 'ele' não teve sorte e que o atendimento do produto não está sendo legal 'com ele'.
      Detalhes assim podem livrar o reclamante de passar de vítima, a processado rs

      Excluir
  2. Eu já tive propostas, já fiz propostas também. Uns foram um fracasso ou indiferentes pois nem estava ai na época para o blog então nem respondi o e-mail.

    Fora a minha loja de cosméticos que algumas meninas blogueiras acreditam que meus produtos vem da China e custam 2 reais e posso sair distribuindo. Já recebi muitas dessas propostas lá.

    Gosto do pessoal que parece mais sincero com relação parcerias. Não devemos crucificar quem faz isso, afinal, se Xuxa pode usar Monange e Gisele Bündchen o Pantene, então isso faz parte de quem tem um publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucianaweb no caso dos comerciais eu nem digo nada porque está escancarado que é propaganda e qualquer um com um pouco de bom senso sabe que o produto não sendo droga - porque é proibido- pagando bem o artista diz amém. Faz parte. Bem verdade que muita gente não entende isso e, por simplicidade, se gosta do ator acaba acreditando que aquela hora do comercial é a pessoa ali, indicando o que gosta, o que usa...

      Mas chato mesmo eu acho aquelas vendas 'embutidas' nos programas que o telespectador tem que consumir com o que está assistindo. Ana Maria Braga pelo menos é honesta: faz o comercial que a gente sabe que é comercial. Já no quadro culinário do Programa Estrelas o povo abusa D+ na propagando dos tais azeite Galo como se, toda vez que cozinhasse na sua casa, usasse tanto e tantos... E eu até gosto do produto, mas as vezes garro entojo de tanto exagero na divulgação...

      Nos blogs eu acho que é de bom tom dar a entender que ganhou o produto pra testar e divulgar ou mesmo que foi pago pra avaliar ... Só que, ao contrário dos artistas no comerciais, eu acho sim que o blogueiro precisa ser honesto. Talvez como eu escrevo no blog dando minhas opiniões eu veja como sendo importante ser sincera em relação ao que eu gostei ou não. Mesmo que se cercando de sutileza no caso de não aprovar, assim como é bom evitar o exagero na hora de elogiar rs

      Duro deve ser sutil se a coisa for mesmo uma merda.Aí acho que é melhor dizer pro parceiro 'passo a vez, obrigada' :)

      Excluir
  3. @luallessi Já pensei em te enviar umas coisas.

    Se você não mudasse de blog com troca de roupa teria mais fama que muito metido a besta por aí.

    Talento para escrever textos atrativos te sobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucianaweb...

      Obrigada ao elogio ao meu texto, mas dizer que eu mudo de blog como quem troca de roupa não é verdade...

      Quer dizer, se vc se referiu a trocar de roupa no sentido de comprar roupas novas, vc sabe da minha mania de economizar. Então eu uso as velhas pra poder investir nos meus dvds e livros... Então, desde que comecei a blogar, bem capaz de eu ter trocado mais de blog do que de blusa nova. É que eu tenho aquele problema de querer mudar o nome do blog(mas olha como eu to resistindo com o Pitacos de Lua. E não tenho ficado mais taaaaanto tempo sem postar).

      Ah, mas se vc se referiu a trocar de roupa no sentido de tirar a suja e por outra limpa, é fato... Porque eu sou gorda, sou econômica, não sou vaidosa...Mas sou limpinha :)

      Excluir
  4. @luallessi (posso perguntar seu nome? Fico na dúvida se é Lua, se é Lu Alessi rsrsrs)
    Eu vejo muita coisa pela blogosfera afora.
    E nada me espanta mais do que as parcerias literárias.
    Falando francamente, posso contar nos dedos de uma mão os blogs literários em cujas resenhas eu boto fé. A imensa maioria não me passa credibilidade alguma, e como sei que muitas editoras enviam releases, e que as blogueiras ao invés de fazerem resenha postam o release, fico ainda mais desconfiada rsrs
    Como sei disso? Porque em 3 ocasiões recebi proposta de parceria de editoras e o mesmo release que recebi vi postados como se fossem resenhas, opiniões pessoais. Nada pior que isso, postar algo escrito por outra pessoa como se fosse pessoal. Melhor ser franca e dizer que é release, né?
    Acho que ter parcerias é bom, se ambos os lados ganham. Mas é preciso cuidado pra não perder a reputação por alguns trocados.
    Reputação, penso eu, só se perde uma vez...

    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine eu tenho usado tanto o @luallessi do twitter pelos blogs, que já acostumei. Alguns andam me chamando de Lua... Eu curto, afinal, já tem tanta lu na blogosfera rs

      Deve ser por causa dos tais releases que as editoras mandam, que você comentou, que eu vi tanta 'resenha' similar por aí.

      É, deve ter muito blogueiro que nem lê o livro, apenas o release.. E que também não está muito preocupado com essa coisa de 'reputação', afinal, o que a gente percebe é que na blogosfera o importante é ter muitas visualizações, conseguir gerar comentários... E o povo, quando simpatiza com o blog/blogueiro e acaba virando um leitor assíduo, parece que acaba ficando menos crítico com relação aos mesmos.Já vi muito post babaca com 'trocentas' pessoas achando o máximo...

      Valeu pelo seu primeiro pitaco no blog :)

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...