segunda-feira, 10 de setembro de 2012

2 Dia do gordo. Difícil são os dias da gorda!

Primeiro que fique claro: aparência importa sim. Ás vezes a gente se faz de 'coitadinha', mas quando está do lado de lá na escolha, também faz cara feia para o que é praticamente espelho:

imagem via Bloody Brothers

Mas romance é gosto, é preferência, é química (que nem sempre as pessoas têm o direito de sentir), mas chato mesmo é você não ter direito a ter uma vida comum no trabalho, na escola ou num passeio ao shopping. Tem sempre um chato zombando da sua farta aparência.  

No twitter a @ lembrou que hoje é dia do gOrdo. Pois é, eu me esqueci da data apesar de ser gorda (e confesso que não entendo muito o sentido da data. É para aumentar as vendas de doces ou para lembrar o gordo de ir ao médico para checar colesterol alto, ver se não tá diabético...?)

Sem querer eu acabei, no post anterior, dando um mimo pros gordos mesmo sem lembrar do dia dos gordos (deve ser meu inconsciente obeso).

Fato é que eu também não acredito em gordo (to falando "gOrdo" e não aquela pessoa cinco quilos acima do peso que é neurótica) que não queira emagrecer. Ás vezes nem deseja, mas querer é uma necessidade social e não falo só de convivência afetiva, falo de espaço físico mesmo, ainda mais que cada vez mais tem mais gente para ser colocada em espaços cada vez menores.

E se deficiente físico (que nem gosta de ser chamado de deficiente) reclama de ser invisível para a sociedade, problema do gordo (que não gosta de ser chamado de gordo) é ser visto como um ser indesejado socialmente.

É um direito, é bom, mas infelizmente não faz muita diferença no dia a dia do gordo saber que hoje em dia gozações podem ser punidas legalmente porque essa possibilidade não torna menos difícil  conviver com aquela incredulidade de saber que tem gente que prefere morrer a ser gorda ou ficar órfã a engordar. Sem contar aquela sensação de provocar até mesmo nojo em muita gente. Mesmo se a gorda estiver limpinha, cheirosinha, arrumadinha...

No blog Escreva Lola Escreva tem um texto interessante sobre o tema, inclusive com " Dez motivos porque não é ok ser gordo", entre eles:  6. Você estraga as fotos. 8. Pensar em você fazendo sexo já arruina o dia de pelo menos 50% das pessoas que você conhece. 9. Porque só carros deveriam vir equipados com pneus. Esses pneus servem pra alguma coisa.

Enfim... Não é fácil ser gorda (digo gorda que, como em quase tudo se tratando de mulher,  a cobrança é muito maior pra nós. Junta uma garota de 50 quilos com um cara de 130 quilos que o salão não para quando eles entram abraçados. Já o contrário vira assunto para a noite toda).

Ser gorda é antes de tudo um exercício de coragem. O dia a dia costuma ser bem pesado. Mas do que as banhas que se apertam dentro da calça é o tal do olho gordo alheio em cima da gente.

Aliás, a coragem começa quando a gente para de se referir a nós mesmas como gordinhas quando somos gordas, de fato. Porque gordinha é aquela magrinha que engordou uns quilinhos e a calça ficou apertada. 
Só pra constar. 



******

2 comentários:

  1. Lua imagino você fofinha, simpática, gentil e - com todo o respeito - eeee...Nossa quase sai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, é, eu sou uma gorda fofa porque eu não malho, ou seja, minhas banhas são flácidas...

      A minha simpatia não depende nem do dia...mas da hora. E acho que eu to mais pra educada que pra gentil...

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...