terça-feira, 4 de setembro de 2012

2 A gorda, a estuprada e a distraída!

Nahla Camila entrou em acordo com a empresa de mototáxi que trabalhava e ganhou uma indenização por ter entrado com um processo por causa das humilhações constantes que vinha sofrendo na empresa por ser obesa: apelidos, deboches, desenho de elefante na porta do banheiro... 

Na página do G1 você lê a matéria, entende melhor o caso e, se quiser, tira a sua própria conclusão de se foi justa ou não a indenização. Quero 'pitaquear' nesse caso sobre outra coisa...

O que quero comentar aqui é algo que observo em questões onde as pessoas acabam transferindo para a vítima  a responsabilidade do que lhe aconteceu. Assim como no estupro, onde muita gente julga que a roupa ou o comportamento da vítima é que proporcionou a violência, no caso de um gordo que é ridicularizado, não é muito diferente. É aquela coisa do "ah, se não quer ser zoado, emagrece. Se não quer se estuprada, não se vista como uma vadia". E quem comete a humilhação ou estupro meio que acaba tendo sua responsabilidade diminuída diante da situação da 'oportunidade e estímulo' que a vítima supostamente proporcionou.

Bem, pra mim, é a mesma coisa de dizer que um cara que rouba o celular que você deixou em cima da mesa, não é um ladrão igual aquele que o tira da sua bolsa. Fato é que o celular foi roubado. O dono de celular ser distraído é uma coisa, já o cara esticar a mão para apanhar o objeto em cima da mesa ou dentro da bolsa é que constitui o furto

Ok, muita gente que é gorda, é gorda porque come muito, de forma errada e não faz atividade física nenhuma que não seja levantamento de copo, garfo e rolamento na cama. 
Mas têm aqueles que são gordos porque têm problemas hormonais, doença na tireoide e outras. Isso faz diferença? Faz, mas só na hora de buscar um tratamento para emagrecer. 

Já li gente dizendo que 'ah, gente, não debocha porque pode ser gorda por problema de saúde'. Problema é que, para existir respeito, não devia fazer diferença se a pessoa é obesa por maus hábitos ou por motivos médicos. Até porque, em ambos os casos, o deboche público humilha, magoa, machuca. 
As pessoas não saem dizendo que o chefe é um idiota na cara dele, mesmo quando ele é. Mas se acham no direito de humilhar uma colega no trabalho por causa do seu peso. E aí entra até uma coisa de covarde: zoam a colega porque ela não tem poderes sobre eles. Já com o patrão, que pode demiti-los, eles botam o 'rabinho entre as pernas' e ficam quietos. 

Nem vou discutir se você tem ou não o direito de olhar para uma gorda e achar ela parecida com uma baleia ou um elefante ou ter certeza que ela fica ridícula balançando as banhas por aí. O que espero é que você tenha a educação e o respeito de guardar isso para você. 



 imagem via Limão com Sal

************

2 comentários:

  1. E podem dizer que eu sou 'politicamente correta, que não tenho senso de humor, que levo as coisas muito a sério'.

    Continuo achando que respeito não é só sinal de boa educação, é de civilidade.
    Vai ver por isso cada dia mais me parece que o mundo tá cheio de animais; do tipo que anda sobre duas pernas

    ResponderExcluir
  2. Sempre que o papo é sobre obesidade lembro da frase que li numa camiseta: "Eu sou gordo, posso emagrecer, e você que e feio?"

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...