sábado, 12 de maio de 2012

6 E quando a mãe é promovida a vaca leiteira?

Imagem curiosa, de certa forma polêmica, publicada na capa da revista Time falando sobre a amamentação.


Como você deve ter notado o garotinho da capa, prestes a completar 4 anos, ainda mama no peito. Nem preciso dizer que a matéria da revista Exame (sobre a matéria da Time), têm argumentos a favor e contra sobre o gesto de esticar o aleitamento materno (que costuma ser recomendado por pelo menos seis meses indo até os dois anos). 

Este é um assunto que volta e meia as pessoas tornam a debater e, no caso da Time, a capa deve ter gerado mais polêmica do que o debate em si. Fato é que mãe amamentar filho todo mundo acha fofo, mas dificilmente a gente vê um garoto que não é mais uma bebê de colo com a boca no seio da mãe. Vi gente discutindo até se a imagem não é erótica demais...

Então, entre a turma que defende que a criança mamar além dos três anos a deixa mais saudável fisicamente e mais confiante emocionalmente e a turma que defende que criança amamentada no seio depois dos três anos fica dependendo constantemente da mãe além de ter um comportamento mais 'infantilizado' já que é tratada como ainda sendo um bebê eu... Eu não tenho ideia de quais reações, de falto, tal ação provoca nos filhotes, física e psicologicamente. 

Mas confesso que acho estranho criança 'grande' mamando no peito. E olha que já vi um que tinha 7 anos... Sei lá, me lembra aquele refrão 'mãe é mãe...vaca é vaca'. Amamentar um bebê é um gesto que a gente respeita, admira, entende como necessário para aquela criança, mas quando a criança é maior parece que a mãe foi promovida a vaca leiteira do filho. Acho que nem os bezerros de verdade mamam tanto tempo...

Sinceridade? Se eu fosse opinar sobre o assunto, diria que isso de amamentar os filhos por muito tempo parece coisa de mãe que tem dificuldade de se afastar da cria. Assim ela sabe que ele pode ter seus amiguinhos, sair com o papai, ir para a escola...Mas na hora de mamar vai correr pra ela. Só pra ela, afinal, mamadeira e papinha qualquer um dá, mas o peito só a mamãe!!!

Mas como eu não sou mãe, nem cientista, fica só no pitaco mesmo. Quem sabe uma mãe não elucida essa questão pra gente?
********

6 comentários:

  1. Você já viu a série 'Game of Thrones' ???
    Lá aparece uma dona de castelo dando de mamar pro filho ( que já deve ter seus quase 10 anos ). Uma cena que me chocou... E olha que eu gosto de cair de boca nos peitos e sou velho pacas ;)

    ResponderExcluir
  2. Como mãe que já amamentou pacarái [com uma bebezinha de 4 meses que mama no peito], digo com certeza, eu nunca conseguiria fazer isso.
    Me sentiria aquelas mães que correm pra casa do filho dois dias depois do casamento dele pra saber se o "bebê" (sic!) está bem.
    Acho que até os dois anos, beleza... O ministério da saúde recomenda isso. Super válido. É saudável pra mãe, pra criança... Meu último post no blog foi sobre amamentação.
    Mas uma criança grande que não precisa disso?
    Total fail e feio!

    ResponderExcluir
  3. Malvadão ...

    Não conheço a série :(

    Em relação a vc gostar de cair de boca, tudo bem. Criança até uns dois anos e rapazes mais velhos as pessoas não estranham... Problema mesmo fica dos 3 até a adolescência :)

    ResponderExcluir
  4. Lívia ...

    Eu li o post lá no seu blog, sua experiência rendeu dicas ótimas pras futuras mamães que já ficam cheias de perguntas sobre o assunto bem antes do bebê nascer.

    ResponderExcluir
  5. Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

    Será publicado em 21/03/2013 , no decorrer do dia.

    IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
    Google Analytics e em outras ferramentas
    similares como originadas na URL
    http://ads.tt/ .


    Abraços cordiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blogueiros do Brasil, nem precisava dizer que fiquei super feliz com isso, mas digo 'fiquei hiper, mega feliz', principalmente porque é um post antigo...
      Fico tão feliz quando alguém não passa só na primeira página do blog :), não lê só o post que eu acabei de divulgar.

      Blogueira feliz :)

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...