sábado, 12 de maio de 2012

1 Caso Alexandre Pires levanta dúvida se Hitler era negro

Sim, eu sei... Este assunto já rendeu esta semana, mas como ela ainda não acabou, dá licença de eu dar meu pitaco neste assunto? A pergunta que não quer calar na mídia: afinal, o clipe do Alexandre Pires com um bando de homens negros vestidos de macacos pegando mulher de biquíni na beira da piscina é racista? É carregado de sexismo? (reforça estereótipos equivocados da mulher como símbolo sexual - Jornal Hoje

 imagem via Área Vip

De tanto falarem no assunto fui ver o clipe do Alexandre Pires, Neymar e Catra, mas na verdade o que eu queria comentar não é sobre a polêmica em si e sim sobre outro fato que me chamou muito a atenção na TV e nas redes sociais quando alguém defendia que o clipe não é racista. Em 98% das vezes as pessoas começavam justificando (inclusive o próprio cantor) que 'Se o Alexandre Pires é negro, ele vai ofender a própria cor/raça/origem?'

É fato: Alexandre Pires é negro, então supostamente ele não pode ser racista porque... É negro? Quer dizer, não existe negro que não goste ou ridicularize negros? Bom, eu sou gorda, então eu não posso ofender gordo, né? Mas o Faustão sempre foi obeso e, todo domingo, há muitos anos em rede nacional Faustão expõe os gordos ao ridículo com apelidos ofensivos.
Se formos seguir a linha de raciocínio de quem afirma que o clipe não é racista simplesmente porque o cantor é negro, então acabamos de descobrir que Hitler, que ordenou a morte de milhões de judeus branquinhos, devia ser negro! Vai ver Hitler só parecia ser branco (igual ao Michael Jackson), mas no fundo Hitler sabia que era negro. Talvez ele pretendesse eliminar os alemães depois, só não teve tempo... Mas espera aí; se todos nós somos humanos, nenhum de nós ofende, ridiculariza ou magoa outro ser humano, certo? Mas a gente sabe que não é isso que acontece.

Você assistir ao clipe do Alexandre Pires e achar que é racista, ofensivo ou simplesmente uma grande zoação vai depender de vários fatores, mas por favor, você dizer que um negro não pode ser racista simplesmente porque é negro é simplificar demais o que o mundo escancara todo dia ser complicado.

Pra finalizar: Creio que eu não puniria o Alexandre Pires por racismo por causa deste clipe. Primeiro que não achei ofensivo, achei de mau gosto. E mau gosto neste caso, infelizmente, não é crime punido por lei. Segundo que a carreira dele já está sendo punida pelo declínio que as músicas dele tem sofrido nos últimos anos. As músicas do Alexandre já foram muito melhores que essas bobagens que ele vem gravando nos últimos tempos. É só pegar um CD do tempo do Só Pra Contrariar ou os primeiros sucessos dele em carreira solo pra confirmar isso.

Ah, e se como mulher eu achei o vídeo sexista? Se é, me explica como permitem a carreira das mulheres frutas e como programas como o Pânico ainda estão no ar, porque, né...

**********

Um comentário:

  1. E se a gente for levar em conta esse conceito infantil de que só porque alguém é negro ele não pode fazer algo racista, a gente deve presumir que um homem que seja pai e esteja sendo acusado de violentar uma criança, é inocente, afinal, como ele pode estuprar uma criança se tem crianças em casa?

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...