Foi só entrar o outono e esfriar um cadinho que as campanhas contra dengue diminuíram.
Problema é que se os alertas diminuem os cuidados também tendem a ficar mais esporádicos, porque o povo parece que só faz a parte dele, mesmo quando é em benefício próprio, se é cutucado pelos outros. Reclama, chama de chato, mas cadê de fazer a parte dele se não tiver os agentes visitando as suas casas e a ameaça de multas?
Problema é que se os alertas diminuem os cuidados também tendem a ficar mais esporádicos, porque o povo parece que só faz a parte dele, mesmo quando é em benefício próprio, se é cutucado pelos outros. Reclama, chama de chato, mas cadê de fazer a parte dele se não tiver os agentes visitando as suas casas e a ameaça de multas?
Aliás, lixo é algo que a gente vê pela cidade toda... no Rio de Janeiro jogar lixo na rua dá (?) multa, mas no país todo, do Oiapoque, passando pela cidade da gente, ao Chuí, tem lixo nas ruas!!!
Aqui, no interior do paraná, não é diferente.
Aqui, no interior do paraná, não é diferente.
Não bastasse as folhas, o lixo ajuda a entupir os bueiros (e bueiro entupido acumula água e vira piscina pra dengue)
Lixo mal acondicionado acaba se espalhando nas calçadas em frente as casas...
Saquinho de salgadinho e copos descartáveis vão voando e parando em qualquer terreno...
Tem dono de terreno vazio que até faz a parte dele, manda limpar...
Problema é que o povo não respeita e dá-lhe jogar lixo...e qualquer copinho descartável, sacolinha enrugada, saquinho de salgadinho e tampinha de garrafa pode virar criadouro do mosquito da dengue.
Curiosidade: tem um terreno, quase no centro da cidade, que me chamou atenção: olha que terreno enorme, sem morador humano, mas até que bem limpinho, tirando umas sacolinhas plásticas, claro (volta e meia vejo uma voando pela cidade) porque o dono encheu de galinhas...
E patos.
Alguns baldes, mas imagino que com tanta ave bebendo água, a mesma não fique parada (mas será que a pessoa que enche as enche (é, porque até onde eu sei, nem galinha e pato abre torneira) lava pro caso de ter ovos do mosquito da dengue grudados nas vasilhas? E será que se os ovos eclodirem, as galinhas comem as larvas???
Falando em limpeza relacionada a cuidados para evitar a dengue, olha um bom exemplo: num sábado pela manhã o vizinho limpando as caixas d'água. E depois deixou elas fechadinhas.
Mas não adianta reclamar do lixo nas ruas que pode acumular água ou elogiar o vizinho que limpa a caixa d'água se a gente, dentro de casa, não cuida. Essa geladeira da foto é minha, tá velhinha. Olha aí a tal 'gaveta' que a gente tanto escuta falar na TV, mas que a maioria não olha. Fica em cima do motor.E, sim, acumula água. Até na da minha mãe, que é uma geladeira moderna e tem papel colado na gaveta dizendo que ela não acumula água, tinha água acumulada.
Então, favor você cuidar da sua caixa d'água, da gaveta da sua geladeira, do seu terreno... Se cada um cuidar da sua casa, nem precisa botar os olhos no quintal alheio.
E pelo amor de deus, gente vamos parar de jogar lixo na rua que esse hábito do brasileiro não é só feio, como é vergonhoso! Brasileiro já tem fama de espertinho e de folgado, podia pelo menos abandonar o de porco!
Dizem que o melhor do Brasil é o brasileiro, né nada! Imagina esse país, com suas matas, rios, montanhas e mares limpinhos, sem sacolinhas, copinhos e bitucas de cigarro pelo chão...ia ser uma belezura, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza!
É um absurdo. A campanha tem que ser o ano todo. Assim como a prevenção do sexo seguro.
ResponderExcluirBom feriado.
Big Beijos
Lulu
http://luluonthesky.blogspot.com.br
Adorei o post! Você tem toda razão. A conscientização está muito longe da ideal!
ResponderExcluirAlguém deve ir alimentar os patos e as galinhas,né? Eu acho...
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/
Oi, Lu!
ResponderExcluirEstou passando em alguns dos blogs parceiros do DSA e blogs amigos para fazer uma proposta. Nada obrigatório, só uma ideia para ser postada em algum dia em que você não tenha nada para postar no blog. Se quiser recusar, entenderei perfeitamente.
O nome da pequena campanha que desejo fazer é "Queremos ler Doce Sonho Alado"; como você já deve saber, esse é o nome do meu futuro livro.
Acontece que, enquanto espero a resposta das editoras (o que deve demorar bastante), preciso despertar a curiosidade do maior número de possíveis futuros leitores, e se pudesse contar com a ajuda de alguns blogs seria perfeito.
Caso queira participar, tudo o que você precisaria fazer é uma postagem (em qualquer dia e horário) falando um pouco sobre o livro (nada muito extenso) e indicando alguns links para que quem se interessar possa acompanhar todas as novidades.
Se gostou da ideia, entre em contato comigo por e-mail ou por mensagem no Facebook para que eu possa enviar o material necessário para a postagem: uma pequena sinopse, os links que podem ser úteis, a imagem com um trecho do livro e a imagem da pseudo-capa (uma capa que fiz só para divulgação). Se, por qualquer motivo, você não possa publicar a postagem, nem precisa avisar o porquê, basta ignorar o comentário.
Desde já, agradeço por tudo!
Beijinhos Alados ♥