sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

#SeLiga Tone e Pulse complicando suas ligações

Tive que ligar para a operadora do cartão de credito por causa de um problema com a fatura e... Nem preciso dizer que foi um inferno, preciso? 
Quem usa o SAC ou o tal fone fácil das empresas sabe que, se for pra reclamar ou cancelar, quase sempre é uma experiencia desgastante e irritante.

No meu caso, problema começou com o "digite o numero do seu cartão de credito". Eu tentei. E tentei  de novo... E tentei mais uma vez só que em cada uma das tentativas, depois de teclar dois ou três números  do cartão, uma voz dizia que a operação blá blá blá e pedia para tentar novamente. E a ligação era finalizada. 

Liguei mais uma vez e fiz o opção informações; expliquei o problema e a atendente me mandou checar a chave, normalmente pequena e atrás do telefone, que indica T (tone) e P (pulse) e deixar em Tone porque em Pulse a operação (digitar o numero do cartão de credito) não é reconhecida. E não é que a diaba da chavinha estava em Pulse
Como aqui em casa nunca mexemos nela, nem sabia que isso existia, já compramos assim e, se compramos assim, provavelmente outras pessoas já passaram pelo mesmo problema ou vão passar. Mais de uma vez ouvi pessoas na TV reclamando desse problema ao teclar o número (cartão, opção) e a ligação não ser completada. 

No http://br.answers.yahoo.com alguém explicou que:

"Quando surgiram os telefones de tecla, foi adotado pelas empresas de telefonia o sitema de discagem por tom. Isto é, a central telefônica foi dotada da capacidade de identificar cada número discado, por um tom correspondente. Isso tornava o processo mais rápido".(leia mais lá).


No Blog do eFácil está escrito que "Praticamente todo o Brasil utiliza telefonia em tom (como se fossem notas musicais). Mesmo assim, muita gente ainda deixa o telefone configurado para pulso (pequenas e rápidas batidas). Usar tom permite facilidade na hora de atendimentos automáticos, além de permitir uma ligação mais rápida".
Imagem via Blog do eFácil -Nesse site você também aprende a escolher o telefone e como aproveitar outras funções como a tecla Flash

Não encontrei as opções Tone e Pulse no meu telefone sem fio, mas nos dois fixos na casa dos meus pais, existe. Não custa você dar uma olhada no seu, vai que uma hora dessas você também precisa recorrer ao SAC? 

Pelo menos é um problema a menos na lista de sofrimentos para resolver a questão. E acredite. Ela costuma ter vários... 
E nem sempre, depois de tentar por horas falar com um atendente, encontramos o paraíso dos que resolvem sua pendenga na primeira ligação.

Oremos ( se não adiantar, procuremos o Procon.)


************

4 comentários:

  1. Lua, aqui tem essa chavinha de tone e pulse e eu percebo tb na hora de discar que o barulho é diferente.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que isso é nos modelos mais antigos, os novos já vem configurados para apenas tone.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada me ajudou muito,fica com Deus​.

    ResponderExcluir
  4. e quando eu ligo do celular acontece a mesma coisa... pior não sei onde configurar isso no meu j5 samsung

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!