imagem via Trabalhos Online
Não é das coisas mais divertidas, mas às vezes é preciso se esforçar para não parecer um estrangeiro na hora de se expressar no próprio idioma. E a gente não quer só aprender inglês ou achar sexy o francês... A gente quer se orgulhar de falar melhor o idioma da pátria amada, idolatrada, salve, salve, Brasil! (falar menos "a gente..." Já é um começo :)Post via celular...
A apresentadora Luciana Gimenez dia desses cometeu um erro ao trocar o j pelo g no twitter... Claro que o pessoal não deixou passar. E Luciana respondeu:
No twitter acontece muito isso. Se escrevem "sena" ao invés de "cena", como já aconteceu com a filha da Xuxa ou se escrevem "o concerto do carro ficou muito alto" " ao invés de usar "conserto" o pessoal vai zoar muuuuito. Claro, se você não é famoso, o seu erro é praticamente ignorado.
Mas raramente alguém vai ser corrigido por usar um "porque"quando deveria usar "por que". É que quase sempre quem corrige, não necessariamente, entende de gramática.
Fato é que é mais fácil reconhecermos que "sebola"é com "c" do que reconhecermos um erro de concordância ou o uso incorreto de pronomes ou se naquela frase era "porque, porquê, por que, por quê", se é "tem"ou "têm.
Vai dizer que não existe uma chance enorme da sua relação com a gramática também ser assim?
Aviso: tudo bem, se encontrar erros nesse ou outros texto do blog, pode apontar, a blogueira agradece.
Só seja gentil. Se me zoar igual fizeram com a Sasha e a Gimenez eu vou chamar você de... Seu feio!
*********
Nas livrarias esse resumão sobre várias matérias para o vestibular... Confesso que o uso de "mim ou eu" em certas circunstâncias me deixa insegura... Não que o resto, incluindo o uso dos porquês - será que nesse caso é sem acento? - também não me deixe confusa, atrapalhada e insegura... Acho que isso foi uma redundância, né não?
ResponderExcluirO único cuidado com "a gente" é saber que mesmo correspondendo a "nós", essa expressão leva o verbo para a terceira pessoa do singular e quando há um adjetivo, a concordância dependerá do sexo de quem escreve. Eu uso bastante! :)
ResponderExcluirAdorei as últimas postagens e ri muito com a do George... vou mostrar para ele! (rs*)
Boa semana!! Beijus,
Luma confesso que toda vez que falo "a gente" eu me sinto 'tipo as Ném', aquelas moças que fazem muito sucesso no Esquenta, o programa da Regina Casé :)
ExcluirEu já vi muita matéria de mulher que operou "os grandes lábios: agora de homem que melhorou a aparência das bolas, foi a primeira vez. Será que a mulherada vai começar a cobrar mais dos homens?
Posto aqui em favor do "a gente", ele deve ser usado, sim. Com parcimônia, como explicou a colega Luma. Não precisamos conjugar o "nós" o tempo todo (assim como o "tu", que eu pessoalmente acho uma chatice sem tamanho e já foi fortemente substituído quase que completamente por "você").
ResponderExcluirNo mais, todos erram e errar faz parte do aprendizado. Acho mais válido pedir ajuda e tentar aprender do que persistir no erro como fez a Luciana Gimenez (é o GEITINHO dela).
Um brinde aos erros e aos tropeços da vida!