quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

13 O Hobbit: resenha do livro e sorteio de filme e livro

                   - Muito bem! Sr.Bolseiro! - disse ele, batendo nas costa de Bilbo. - Você sempre demonstra ser mais do que se espera! - Era Gandalf. (Pág. 264 )



Lançado pela Editora Martins Fontes - edição comemorativa de 75 anos da primeira edição de O Hobbit de J.R.R. Tolkien - mais conhecido como o autor de O Senhor dos Anéis
Essa edição é em capa dura e trás, além de mapas, várias ilustrações do próprio Tokkien. 

Creio que de todas as frases de O Hobbit a que abre esse post é a que melhor descreve Bilbo Bolseiro, o protagonista dessa história - além de dizer muito do que vamos ver durante toda a jornada de Thorin, filho de Tharin, Escudo de Carvalho e os outros 12 anões - e vez ou outra a presença do mago Gandalf - que partem numa jornada, para a Montanha Solitária atrás da Pedra de Arken. Claro que, antes de chegaram lá, terão que atravessar a Floresta das Trevas, escapar de aranhas gigantes, terríveis orcs, wargs, fugir da prisão dos Elfos da Floresta - mas também vão contar com a ajuda de amigos pelo caminho, como as águias das montanhas sombrias, Beon, homem que se transforma em urso e Bilbo vai contar com a ajuda de um anel mágico - o precioso. 
Sem contar que a pedra está protegida por um dragão que se apossou do castelo, matou a maioria dos seus habitantes, expulsou o restante e se apossou de todo o tesouro dos anões. 

Bilbo Boseiro - o hobbit do título - está longe de ser um herói e, entre os 13 anões, é o que menos parece ter aptidão para isso,  é fato, mas é esse pequeno hobbit - que a todo momento pensa que devia ter ficado em casa onde a comida é farta e o sossego é propício ao seu cachimbo, o responsável por manter os anões vivos durante a jornada.


Para além das montanhas nebulosas, frias,
Adentrando cavernas, calabouços perdidos
Devemos partir antes de o sol surgir, 
Buscando tesouros há muito esquecidos. (pág. 26)

O Hobbit é uma história que bem poderia começar com "Eu uma vez um hobbit que vivia sossegado em sua casa na colina quando..." e assim como os contos de fadas, é uma história que parece escrita não só para ser lida, mas para ser contada. Algumas vezes o autor deixa isso bem presente quando faz uma pequena interrupção na história das personagens para compartilhar uma informação com o leitor - uma das coisas que se lê sobre O Hobbit é que ele foi escrito para os filhos do autor (ou com a ajuda deles) e, mesmo que seja apenas mais uma parte de ficção da história, a sensação de que é uma leitura pra ser compartilhada com outros - sejam crianças precisando ser distraídas, sejam idosos num asilo ou doentes precisando que suas mentes viajem por terras distantes para que seus espíritos sejam aliviados da solidão ou dores é algo que, pra mim, ficou muito presente durante na leitura.

Sobre a história nos cinemas: 




Em dezembro de 2014 estreia/estreou nos cinemas a terceira - e última - parte dessa história que foi dividida em três filmes - adaptação que gerou muitas expectativas - afinal, como um livro com uma história relativamente curta podia ter material pra três filmes de mais ou menos 3hs cada? 
Na verdade, opinião minha, claro, o livro tem material pra isso - porque a história no papel tem poucas páginas, mas a jornada nelas é bem longa. Problema foi que, no fim, as partes que podiam ter sido desenvolvidas nos filmes acabaram sendo praticamente ignoradas e personagens novos surgiram e com eles histórias que não estão no livro - caso da elfa e um dos anões, mas aí acho que entra a tal 'liberdade criativa', 'adaptações livres', enfim... Eu curti os filmes (o primeiro eu achei legal, visualmente é lindo, os anões são uma graça, mas como tem ritmo de filme pra crianças eu achei que poderia ter sido mais curto - acabou ficando meio cansativo. O segundo filme ganhou mais agilidade - parece que foi feito pro público adolescente, e o terceiro..... esse eu ainda não vi, então, por enquanto, estou na expectativa pra ver se o final dessa jornada foi fiel ao livro ).

No Facebook eu pedi opiniões alheias sobre o livro e a Vivi Gomes fez a gentileza de mandar a dela (e  a Vivi já está participando do sorteio que, como eu disse na postagem do Face, quem mandasse teria direito a um número extra no sorteio. Se ela participar nos comentários vai ter duas chances então).

Vivi Gomessobre O Hobbit: a parte que eu mais gosto do livro são as primeiras paginas...onde ha coisas escritas em runas (sou apaixonada por runas antigas).O livro e ótimo, não tem como negar, muito bem elaborado mas um pouco cansativo de ler e uma historia fascinante! amei o filme também...mas a primeira parte acabou sem fim...isso foi meio chato...

Sim, eu postei do jeito que a Vivi escreveu, claro, mesmo não concordando que o livro é um pouco cansativo de ler (o filme, ok, mas o livro eu amei do jeitinho que ele é...achei cansativo não, UAI...rs

SORTEIO: eu não vou sortear o livro, desculpa (é um livro que eu pretendo reler - ou ler pra alguém), mas se você quiser conhecer (ou rever) a viagem de Bilbo e seus amigos anões através das terras médias eu vou sortear o DVD "O Hobbit - uma jornada inesperada' e o livro de Sarah Oliver "O Hobbit - de A a Z" - que conta bastidores dos filmes e detalhes e curiosidades da produção (não sei você, mas eu adoro saber como um filme nasce, como é desenvolvido). Ambos, filme e livro, vão para um único ganhador. 




Para participar do sorteio é simples: Ter endereço de entrega no Brasil, seguir ou curtir o Pitacos de Lua (na lateral do blog tem Gadgets pra fazer parte da confraria do blog ou pra curtir a página no Facebook ) e citar nos comentários a frase "Sim, eu quero fazer parte dessa jornada"
Não esqueça de deixar  nos comentários o seu e-mail ou o link do seu blog ou página no Facebook pra que eu possa avisar que você ganhou e pedir o seu endereço para entrega. Se em três dias, a partir do sorteio, eu não conseguir confirmar endereço para envio eu refaço o sorteio. 

Como estamos em época natalina o sorteio vai acontecer no dia 25, ou seja, no dia de Natal!
Serão aceitos os comentários postados até a 00:01 do dia 25 (aquela hora que Papai Noel passa pra deixar o presente :)

Simbora participar!!! Quem sabe você não começa 2015 recebendo filme e livro de presente?!




**********

13 comentários:

  1. Sim, eu quero fazer parte dessa jornada!

    Bruna Costenaro
    bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo post, ficou ótimo.... mesmo vc discordando de mim...rsrsrs (achei sim o livro um pouco cansativo para ler , MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE EU NÃO O AME....rsrsrs a historia e perfeita, personagens, tudo.... ja li 2 vezes e se duvidar leio de novo.... estou louca para ir ver a segunda parte do filme # tomara que tenha final....kkkkk)
    Sim, eu quero fazer parte dessa jornada!
    vivicaroline2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Sim, eu quero fazer parte dessa jornada.

    rodrigoponciano81@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Sim, eu quero fazer parte dessa jornada!!!

    leninha.souza87@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Sim, eu quero fazer parte dessa jornada".

    sodre.ingrid@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sim, eu quero fazer parte dessa jornada

    giovanaforevis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. "Sim, eu quero fazer parte dessa jornada".
    https://www.facebook.com/ge.grm
    Geórgia Alice Germer
    georgia.alice@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. "Sim, eu quero fazer parte dessa jornada".
    Sabrina Caparros
    sabrina.caparros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lua!
    Não tem jeito, sempre comparamos os livros com os filmes né? E sempre encontramos cenas que não correspondem à obra original. Achei curioso o fato de o livro ter poucas páginas, pensei que fosse como o do Senhor dos Anéis, que os livros são gigantes também.
    Realmente, são estórias para serem contadas e não apenas lidas. Fico imaginando uma cabana e o autor contando para seus filhos pequenos ao mesmo tempo em que pega uma caneta tinteiro e escreve nas páginas amareladas... rs.
    Infelizmente, só assisti ao primeiro filme quando passou na TV. Preciso ver os outros e quem sabe o livro não seja o próximo da minha lista (tudo bem, te perdoo por não querer sorteá-lo rsrsrs).

    "Sim, eu quero fazer parte dessa jornada".

    Abraços e lindo dia.

    ResponderExcluir
  10. "Sim, eu quero fazer parte dessa jornada".

    agora preciso me confessar... nunca assisti nenhum ;x vi o trailer e deu vontade de assistir, mas eu sou meio desnorteada no mundo, sério! esses dias iventei que PRECISAVA assistir o senhor dos anéis e assisti o primeiro. Aliás, gravei todos aqui na tv pra assistir e o primeiro já foi! preciso parar de ser alienada SOCORR

    blog Só Para Meninas

    ResponderExcluir
  11. Faço minhas as minhas, ditas antes no Face: "Sim, eu quero fazer parte dessa jornada", na verdade, eu quero começar está jornada, já que não não vi nenhum dos filmes, nem li o livro. Estou igual ao SS (Silvio Santos). Velho e gaga? Sim, também, mas quando digo igual, falo de quando ele anunciava os filmes que iam passar no SBT dizendo: "Eu não vi o filme, mas a minha mulher viu, o filme é muito bom". Assim como SS confia na opinião de sua mulher, confio plenamente na opinião de minha amicíssima Alessy, por isso é que quero fazer parte dessa jornada.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Lua!
    Só vi a trilogia do Senhor dos Anéis, não companhei a saga dos Hobbits mas parece interessante.
    Obrigada pela presença na festa de aniversário do blog, tenho muitas ideias na cabeça sobre o blog, só não tenho grana pra fazer tudo o que que quero.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  13. Olá Lua querida
    Sim, eu quero fazer parte dessa jornada
    fabiana_vcmm@hotmail.com

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...