terça-feira, 15 de outubro de 2013

5 Quando comida não é fome mas compulsão por comer

Se a obesidade faz parte da sua vida, vem trocar informações no grupo O Nada Fofo Mundo Dos Gordos no Facebook.
***

Quem leu o Alquimista de Paulo Coelho conhece o 'quando você quer alguma coisa o universo conspira a favor' e eu até acredito nisso, já senti isso em várias situações, menos na hora de tentar emagrecer, claro.

Porque por mais consciência que se tenha da necessidade de perder peso e mesmo da animação pro projeto, o bicho da compulsão por quantidades irracionais de comida continua a ganhar asas e fica rondando a mente de quem come por compulsão. 

peso comer compulsivamente

É, compulsão é algo que ronda a mente, porque quem come por compulsão sabe que não come por estar com aquela fome natural de quem está a algumas horas sem comer. A compulsão é aquela fome que assim que você acaba de comer, começa a aparecer. E você come mais alguma coisa. E ela continua lá, te implorando pra que você coma mais alguma coisa. E você come mais e ela, ao invés de diminuir, parece que só aumenta mesmo que isso pareça ser algo impossível de acontecer, afinal, quanta coisa você já empurrou garganta a baixo? Quantas coisas mais você é capaz se engolir antes de começar a passar mal? Mas a compulsão não liga pra isso...só fica ali te dizendo que você precisa achar mais alguma coisa para comer.

 Segundo o site MdeMulher a compulsão faz esse círculo 'Quando você ingere um alimento que adora (em geral, doces e frituras, né?), seu cérebro registra a experiência como algo prazeroso. Então, toda vez que se depara com uma situação estressante, ele recupera essa sensação e pede mais desses alimentos.'

Eu não sei se é isso, se o compulsivo só come para 'tapar buracos emocionais'. Creio que começa mesmo assim, problema é que com o tempo essa compulsão vira um hábito, vira quase algo 'natural' ao corpo do compulsivo o que faz com que ele, mesmo quando está numa fase 'feliz' continue devorando enormes quantidades de comida. 

É fato. Quem come por compulsão não sente que comeu o tanto que comeu. Aliás se confrontado com a quantidade de comida que ingere, ele mesmo se surpreende...ele mesmo não entende como alguém é capaz de engolir quantidades tão grandes de comida (hoje na TV a cabo já tem alguns programas mostrando isso). 

É, eu sou uma obesa compulsiva. Apesar de ser gorda por muitos anos, entrei nessa categoria meio que recentemente... E confesso que tem sido muito complicado começar as refeições porque depois delas, mesmo que eu faça um prato light para a refeição - seja café, almoço, lanche ou jantar- , logo depois a compulsão bate e é quase desesperador não cobrir a refeição saudável com uma porção de porcarias algumas vezes feitas com misturas bem malucas de várias coisas que há na geladeira ou armário já que eu tenho evitado de comprar biscoitos, doces... mas é fato, gordo é muito criativo na hora de 'inventar'algo nada saudável e muito engordativo mesmo quando tem uma cesta com frutas ao seu alcance (que quase sempre o gordo se anima a comer se for pra passar no chocolate ou mesmo joga um pouco açúcar por cima.

É... comecei a tentar controlar esse mostro que é a compulsão. A princípio tem sido uma batalha com mais lágrimas e recaídas que vitórias. Mas acho que os monstros são assim mesmo: eles são assustadores mas a gente só precisa saber qual a arma certa usar para derrotá-los. 
Eu tenho perdido algumas lutas para a compulsão, é fato, mas perder umas lutas não é perder toda a guerra.  
Basta continuar lutando.

Dica: A Raquel do Super Linda está participando de forma bem ativa nesse tema e escreveu outro post no blog dela "Vida de Gordo Não é Fofa Não II" . Se você também escrever algum post que se encaixe no nada fofo mundo dos gordos, deixe o link nos comentários pra que eu possa adicionar ao post. 


5 comentários:

  1. Também sou assim, mas estou tentando mudar pelo menos a quantidade, mas é dificil!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Lua, mas vc já descobriu a origem da sua compulsão? É algo que precisa se cuidar, tb to tentando me controlar e não sou obesa
    Big Beijos
    Lulu on the sky
    obs: Último dia para ganhar um relógio Participe da nossa promoção!

    ResponderExcluir
  3. Lu vou te falar que entre as 14h e 16horas teria que ser presa e amarrada pra não sair em busca de algo pra comer.... uns tempos atras era pior, hoje me controlo mais.... como algo salgado e depois queria algo doce pra tirar o gosto do salgado e depois outro salgado pra tirar o gosto do doce e assim passava a tarde me "alimentando".... mas de uns tempos pra cá estou mais controlada e com foco no emagrecimento (que ta mais devagar que tartaruga ninja), mas ta indo... vamos ver como vou estar no meu proximo niver.
    Um beijo

    Blog da Gullo

    ResponderExcluir
  4. Esse é um tema muito importante, pq a maioria das dietas relampago, a pessoa acaba voltando no peso, por conta da compulsão , e se o problema não é tratado , fazer dieta pode virar só uma decepção! prucre conversar com um terapeuta/psicólogo, para saber o motivo de descontar na comida sua ansiedade, os gatilhos, fica mais fácil ter a consciência deles. Não a milagre no entato,hehehe, vivo essa batalha tb.
    bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Lua, essa tal da compulsão não é fácil de ser vencida. Já passei por essa fase. Estou torcendo por você. Para que consiga vencer essa guerra. Mas se eu pudesse te aconselhar, procuraria um nutricionista e um psicologo para poder ajudar a controlar a sua compulsão. Sucesso!

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...