terça-feira, 4 de junho de 2013

6 Grafite: Por cidades mais coloridas. Participe!

Semana passada eu não postei o Sexta Arteira, mas vi no programa Mais Você uma dica parecida com o 'faça em casa', o 'deixe que façam na sua casa'

A matéria se referia ao site onde pessoas podem cadastrar o endereço de seus muros e grafiteiros descobrem um espaço para grafitar.
A prática em São Paulo tem crescido, parece que muita gente já anda diferenciando o que é grafite do que é pichação (claro, nem todas). 


imagem via Color Plus City

O Color Plus City é um site que, por uma cidade mais colorida, se oferece pra ser a ponte de ligação entre quem tem um espaço e quem procura espaço para mostrar sua arte. 

Andando por onde moro dei uma espiada e, só num quarteirão, achei algumas opções onde desenhos coloridos deixariam a rua muito mais simpática:

O mercadão da cidade é um lugar de várias lojas, tanto de alimentos quando de artesanato. O lugar ficaria muito mais convidativo mais colorido,né não?

 Só aqui vejo várias opções pra grafitar....

Tudo bem que dizem que branco é paz... mas, nesse caso, está mais é pra sem graça.

Sim, eu sou meio pra algumas coisas (várias, por sinal) e fiquei meio perdida tentando descobrir se só podia ceder espaço o pessoal das grandes cidades, como São Paulo, mas depois de mexer pra cá, rodar pra lá o mapa no site, vi que dá para fazer isso no país todo (e em outros países). Aqui no interior do Paraná, inclusive (mas, por enquanto, são poucos os espaços cedidos fora dos grandes centros), talvez por falta de conhecimento dos moradores, então se você puder espalhar a ideia na sua cidade, faça. Vai acabar agradando aos seus olhos.

Se você é grafiteiro, é só procurar no mapa um ícone verde nas cidades e clicar nele pra ver o espaço que já foi cedido:


Esse espaço aí é em Cascavel, mas vi em Campo Mourão, Umuarama...cidades relativamente pequenas, ou seja, se você tiver um espaço na sua casa ou loja (vi imagens de espaços em área internas também) pode tentar cadastrar, se você é grafiteiro, pode procurar um espaço perto de você. E pelo que vi na matéria sobre grafite no Mais Você,  você cede o espaço e o grafiteiro entra com o trabalho e o material pra pintura, ou seja,você ganha um espaço personalizado sem gastar por isso e o grafiteiro tem chance de mostrar seu trabalho sem a polícia correr atrás dele por causa disso.

Acho uma troca justa, e você, o que achou da ideia? Curte a arte da grafitagem?


6 comentários:

  1. Eu acho esses grafites lindos. Aqui em Fortaleza tem alguns muros que tem esses desenhos fofos. Tem um que é numa casa abandonada que desenharam como se tivesse uma familia dentro de casa olhando pela janela e na porta. Ficou lindo demais, já até postei no meu instagram. Mas não sei se tem esse serviço que vc falou. Vou procurar.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Aqui em SP tem vários locais que fazem grafitagem, acho bacana.
    Big Beijos
    Lulu On The Sky

    ResponderExcluir
  3. Poxa que legal, essa eu não conhecia!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Sou admiradora da arte e já fiz alguns posts, até mesmo do Grafite dentro de casa. Acho uma troca justa, pois os grafiteiros não possuem muito espaço para espalhar seus insights criativos e com a boa vontade e permissão dos donos de muros, o mundo ficará bem mais colorido!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. muito legal essa ideia de grafite em muros , onde eu moro ficaria uito legal essa isso ...

    ResponderExcluir
  6. OI Lua, eu acho que os grafites enfeitam muito as ruas. Eu não conhecia esse projeto e achei muito legal. É sempre muito bom incentivar as expressões artísticas.
    Uma ótima semana pra você
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...