sexta-feira, 21 de junho de 2013

7 Já foi protestar, agora vem aprender a fazer crochê!

Até o Google entrou na onda dos trabalhos manuais, no caso tricô, com a chegada do inverno :)

Que tal você aproveitar essa Sexta Arteira e aderir a onda de protestos que se espalhou pelo país e protestar contra a sua preguiça ou presumida falta de jeito com uma agulha e um novelo de linha? 
E essa é uma prática que atualmente está sendo muito divulgada, venceu até a barreira do 'feito por menina'. 


Depois da novela Flor do Caribe mostrar o Lino, moço macho, gentil e  rendeiro, os homens podiam aprender (e a mulherada perceber) que trabalhos manuais como rendar, tricotar e fazer crochê também é coisa de macho,afinal, se cozinhar é...qualé? (E olha que tem muito marido desempregado que podia encontrar aqui uma renda extra).

aprender croche lino flor caribe
imagem via site Flor do Caribe

Sem contar que hoje o mercado está muito diversificado, crochê, por exemplo, não é mais só pra fazer toalhinha e pano de prato ...

touca croche protestos
imagem via Page Not Found

Aprender crochê pode ser, além de uma boa terapia, uma ótima fonte de renda. É só dar uma espiada no Google para muitas e variadas opções do que dá pra fazer com uma agulha:

aprenda  fazer croche
imagem via Google

E você ainda tem o inverno todo que está começando pra treinar na agulha e faturar, ou causar,  quando o verão chegar:

croche passo a passo
imagem via Croche by Aferreira

Bem, se você se interessou em pelo menos tentar, no vídeo abaixo você tem o passo-a-passo para iniciantes para você ter uma visão geral de como o crochê é feito;

No youtube tem vários vídeos ensinando crochê, eu comecei a aprender com os vídeos como pegar na agulha,  ponto corrente, ponto baixíssimo, ponto alto, ponto baixo da Flor de Havana  Pensa numa pessoa calma para explicar...pra turma que nunca fez crochê, são vídeos para baixar e carregar no celular.
Depois que aprender a manusear linha e agulha e conhecer os pontos, é só começar a praticar, para isso nada melhor que pegar um pano de prato e fazer barrados até os pontos ficarem firmes e bonitos, dá uma olhada nesses vídeos pra casear pano de copa.

7 comentários:

  1. Nossa, já faz milênios que eu não faço crochê. Já fiz muito, mas fiquei com medo de ficar com LER e parei um pouco (sem falar que minha agulha boa já estava em frangalhos).
    O pior do começo é a frustração por não conseguir deixar a trama reta, mas com o tempo se aprende a ajustar. O melhor mesmo é na hora de desfazer: uma delícia.

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi a fazer crochê com minha avó quando eu tinha 8 anos. E amo fazer crochê, mas como aprendi a fazer no olhometro, não sei ler os graficos. Muito ruim isso. Mas é muito gostoso de fazer. A gente acaba esquecendo da vida quando está crocheteando.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Também percebi o Google! muito legal :)
    sei fazer crochê,mas só a correntinha, florzinha, não sai disso,rs
    fico impaciente e acabo desmanchando aiai!
    beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Já tentei fazer mas não tenho paciência.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Aprendi a fazer tudo o que uma moça prendada sabe fazer com a minha mãe quando era criança. Adorava ver o trabalho pronto. Depois que entrei para a faculdade, o tempo foi ficando cada vez mais escasso para os trabalhos manuais. Invento alguns trabalhos rápidos, mas algo que demanda tempo, como crochetar uma colcha, não mais! Acho que para mais ninguém. Nunca mais vi colchas ou cortinas de crochê.
    Ainda está valendo a receita de pantufa!! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Aprendi a fazer crochê qdo era criança, mas só sei o básico.
    Gostaria de aprender a ler aqueles gráficos, pois realmente dá pra fazer muita coisa linda (e útil). Ainda mais agora que voltou a moda, né! rs
    Bjns
    :)

    P.S.: Ri muito com o 'pequenas crueldades'... hahaha!
    ^^

    ResponderExcluir
  7. Eu confesso que nunca tive paciência para aprender a fazer tricô ou crochê. Mas admiro o trabalho, acho maravilhoso!
    Um beijo,
    Re.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...