sexta-feira, 14 de junho de 2013

4 Copa das Confederações: o que você precisa saber!

Goste você ou não de futebol, fato é que entre os dias 15 e 30 de junho vai ser difícil você escapar de ouvir sobre a Copa das Confederações que acontece, esse ano, no Brasil (aliás, quem mora no Brasil já vem ouvindo falar dessa Copa muito antes de junho chegar), mas a questão é que muitas vezes a gente escuta sobre uma coisa e não presta atenção aos detalhes dela e, se você é do tipo social e que não gosta de ficar de boca fechada durante as conversas (e prefere não falar bobagem quando dá pra evitar), sim, têm coisas sobre essa Copa que não custa você saber, mesmo que apenas as básicas.

Por exemplo: você sabe por que em 2013 a Copa das confederações acontece no Brasil? Simplesmente porque o Brasil vai sediar a Copa do Mundo em 2014, sendo assim, como a Copa das Confederações é uma especie de Copa-teste para a Copa do Mundo, ela acontece um ano antes no país que vai sediar a Copa do Mundo no ano seguinte. 

E como são escolhidos os times que vão disputar a Copa das Confederações? Simples também: os times que participam da Copa das Confederações são os times campeões no seu continente ( e tem lugar garantido o país que sedia a competição, nesse caso o Brasil, e o país vencedor da última Copa do Mundo, nesse caso, a Espanha).

copa confederações times participantes
Imagem via vídeo do Globotv

Quer mais detalhes (vai que você quer impressionar), olha o box:
EquipeConfederaçãoQualificaçãoData qual.Part.
Brasil BrasilCONMEBOLPaís-sede da Copa do Mundo de 201430 de outubro de 2007
Flag of Spain.svg EspanhaUEFACampeã da Copa do Mundo de 2010 e Eurocopa de 201211 de julho de 2010
Flag of Japan.svg JapãoAFCCampeão da Copa da Ásia de 201129 de janeiro de 2011
Flag of Mexico.svg MéxicoCONCACAFCampeão da Copa Ouro da CONCACAF de 201125 de junho de 2011
Flag of Uruguay.svg UruguaiCONMEBOLCampeão da Copa América de 201124 de julho de 2011
Flag of French Polynesia.svg TaitiOFCCampeão da Copa das Nações da OFC de 201210 de junho de 2012
Flag of Italy.svg ItáliaUEFAVice-campeã da Eurocopa de 2012[a]28 de junho de 2012
Flag of Nigeria.svg NigériaCAFCampeão da Campeonato Africano das Nações de 201310 de fevereiro de 2013
a. ^ A Espanha, campeã da Eurocopa, já estava classificada como campeã da Copa do Mundo de 2010 e então deu vaga para a vice-campeão da Eurocopa2012, Itália. - Box via pt.wikipedia
Depois de saber quem,de onde e porque as seleções vão participar da Copa das Confederações, ainda dá pra saber um cadinho sobre as cidades que vão sediar os jogos pro caso de você querer parecer ainda mais íntima dessa Copa
cidades sede copa confederações

No site da Fifa tem descrição das cidades-sedes da Copa das Confederações, com um pouco da história de cada uma. Achei interessante, nem toda informação é relevante a Copa, mas é uma chance de conhecer mais o Brasil.
Então bons jogos pra quem gosta de jogo e, pra quem não curte, por experiência o que eu posso dizer é : experimenta
Futebol não é tão ruim quanto muita mulher (e muitos homens) costumam achar que é. Eu já tive a minha fase de 'ai, que saco! Um bando de homem correndo que nem idiotas atrás de uma bola pra lá...e pra cá...'. 
Depois que passei a entender as jogadas e as regras, passei a me divertir vendo futebol. Claro, não vejo todos os jogos, mas jogo do Brasil e alguns, por causa dos confrontos, das rivalidades -os famosos clássicos- são bons entretenimentos. 
Então simbora torcer para o Brasil na  Copa das Confederações!!!



4 comentários:

  1. Sinceramente, tô nem aí pra essa copa ou qualquer outra. O Brasil tem assuntos mais urgentes para resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo eu não tenho dúvidas que o Brasil tem questões mais urgentes pra resolver, mas ignorar a Copa não vai fazer ela deixar de acontecer e nem evitar as pessoas de falarem sobre e muito brasileiro curtir, inclusive nos estádios.

      Você provavelmente não ta nem aí pra essa ou qualquer outra copa porque não é fã de futebol.

      Aliás, eu espero que seja isso e que você continue curtindo outras coisas porque deixar de lado o que distrai e se concentrar só no que é urgente,além de não ser saudável, não resolve o problema. Só nos torna azedos



      Excluir
  2. Acho bacana essa Copa das Confederações. É uma aquecimento para a Copa do Mundo no ano que vem.
    Vou torcer muito pelo Brasil e claro pra Itália. hehe
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Legal as dicas, tava totalmente por fora. Vamos torcer!!!

    Estou seguindo seu blog =)

    Passa lá no meu e participa das promoções de aniversário? Tem muitos sorteios rolando, incluindo um template personalizado jeitinho que o ganhador desejar, pela Elaine Gasparetodo, do Blog Um pouco de mim.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...