quarta-feira, 26 de junho de 2013

5 Bullyng: coisa de 'filhos da truta'!!!

Matéria  do jornal da RPCTV aqui no Paraná mostrou uma escola em Curitiba onde estudantes estão discutinho sobre os efeitos do bullyng. Me chamou atenção a sinceridade dos jovens admitindo que já praticaram bullyng e reconhecendo que já exageraram nos apelidos e deboches com os colegas (e muitos já sofreram, claro) e apesar de ser um tema que já vem sendo discutido na mídia faz tempo,um dos estudantes diz que é uma prática que só vem crescendo... ou seja, apesar de tantas campanhas contra, a humilhação alheia ainda é prática comum nas escolas.
E que fique esclarecido, porque a palavra é difícil e no caso de você não ter se dado conta: bullyng = falta de respeito, ou seja, simplificando, onde existe o tal bullyng é sinal que falta respeito.



O X da quetão do bullyng não é que as pessoas chamam o gordo de gordo, o gay de gay, o feio de feio, o pobre do pobre, o negro de negro...problema é que no bullyng há quase uma competição pra ver quem consegue achar formas de falar isso da forma mais humilhante e pejorativa possível. 

O bullyng é uma prática moderna? Claro que não, é mais velha do que andar pra trás, apenas o termo bullyng e se discutir sobre é algo novo pra gente (embora tenha ainda muito 'filho da truta' que ache que a turma do politicamente correto, como sempre, vê problema em tudo).
Mas é meio como ter que dizer pro povo que dirigir e beber não pode, que lugar de lixo é no lixo...Coisas que todo mundo devia saber, mas que tem que surgir uma lei ou alguém debater pro outro acordar e ver que certos comportamentos não devem ser aceitos.

Um problema do bullyng, acredito eu, seja que ele é ainda muito visto como uma brincadeira comum entre colegas, que é só uma tiração de sarro ...aliás, o bullyng é algo que chama atenção se a gente pensar que é uma forma de fazer rir uns com o que humilha vários outros porque não é só aquela pessoa que sofre diretamente o deboche que é humilhado; muitos outros que olham a cena também se sentem assim; ou porque são parecidos com o humilhado (gordos, usam óculos, negros, exageradamente altos ou magros, afeminados) e, espero eu, que há quem como ser humano se sinta humilhado vendo a humilhação alheia por solidariedade a vítima ou por vergonha do algoz.
Mas quase sempre esses se calam pois tem medo de serem 'notados' e assim tornarem-se candidatos a vítimas ou por medo de acabarem sendo vistos como da turma 'politicamente correta', ou seja, os 'chatos do colégio' já que a turma que barbariza quase sempre é popular...


É, bullyng não é algo praticado só pelos meninos valentões

Eu sou muito favorável  a discussões sobre o assunto, seja na TV, nas escolas ou pela internet, mas sabe aquela coisa de que 'os jovens aprendem com ações, não só com palavras'? Pois é... já comentei isso e vou continuar batendo na mesma tecla: não adianta só fazer campanha voltada ao público jovem se na vida, no dia  a dia, se na casa, se na TV, se num estádio os adultos responsáveis por esses jovens fazem a mesma coisa sem o menor constrangimento ou punição. 

Do que adianta dizer pro seu filho, neto, sobrinho ou filho da vizinha que ele não pode ridicularizar o colega por ser gordo se Faustão faz isso todo domingo pras pessoas, dentro das suas casas, com suas famílias, se divertirem?  É a mesma cultura que prevalece nas escolas na turma que pratica o bullyng; a turma acha que só tá fazendo graça e ficando popular na escola porque as pessoas gostam de gente engraçada, mesmo quando a graça desgraça a  vida das pessoas.

Pensa um pouco: o que tem mais força na cabeça de um jovem; ele ser ensinado teoricamente que todo mundo merece respeito ou o que ele ouve num jogo de vôlei, cheio de adultos, que gritam 'bicha' pra um jogador?
Simplesmente dizer pras crianças e jovens que na escola eles têm que respeitar o colega, é fácil! Mas isso não significa ensinar a ele que é preciso respeitar as pessoas nas suas diferenças, sejam físicas ou culturais...muitas vezes os pais o fazem como uma forma de não querer ter o trabalho e o constrangimento de ir na escola do filho porque ele debocha do colega gordo, bate no magrela, ofende o gay.

Infelizmente os adultos tem um discurso mais humano e muito mais bonito quando perguntados do que quando flagrados em prática. 




************************

5 comentários:


  1. Faço minhas suas palavras e mais, educação vem de berço, os pais andam muito permissivos e acham que educação é obrigação da escola, quando na verdade a escola dá instrução e encaminha a criança pra vida, mas educação, são os pais quem devem dar, uma coisa sempre ensinei ao meu filho, respeite a todos, desde seu amiguinho de classe aos mais velhos!

    Beijos querida, continue assim ;)

    ResponderExcluir
  2. Como professor e como alguém que sofreu bullyng quando criança estou sempre vigilante para evitar que ocorra algo assim onde leciono.
    Quem não respeita o colega vai direto para a coordenação e se reincidir só entra na minha aula outra vez após eu ter uma conversa com os pais.
    Acho um absurdo quando algumas pessoas encaram isto como "apenas brincadeiras".

    Muito legal vc levantar essa questão que tem andado meio esquecida ultimamente, mas que é super importante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tem mesmo que os adultos dar exemplo para os seus filhos. Não adianta mesmo pregar aos filhos que não façam mais isso se na verdade dão exemplos e exemplos de bullying. É mesmo um assunto que tem que ser tratado mais e mais nas escolas e na sociedade toda. Isso deixa marcas na pessoa. Muito ruim isso. E não é só as gordas que sofrem não, eu sempre fui magrela e também sofri um bocado com isso. Para a ruindade humana não tem limites.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Lua,
    O fato é que sempre vai existir bullying. Exemplo vem de casa. Se a tv temos maus exemplos seja de programas e até mesmo filmes como evitar que isso aconteça?
    Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Por sinal, você está muito bonita na foto.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...