terça-feira, 19 de março de 2013

10 Gorjeta de blogueiro é comentário, então deixa de ser leitor pão duro!

Aviso: Apesar do título do post, a gorjeta do texto é aquele em que você utiliza a carteira, não o teclado. Como blogueira, só estava aproveitando a oportunidade :)



Vamos falar de gorjeta que faz tempo que eu queria dar meu pitaco nesse assunto!


imagem via blog Papo de Empreendedor

Eu tenho que começar dizendo que não entendo muito o porque de se dar a gorjeta. Imagino que isso tenha começado há muito, muito tempo atrás com as pessoas que tinham um pouco mais de dinheiro que, ao terem seus sapatos lustrados na rua por um engraxate simpático e zeloso ou almoçando num buteco simples, mas de comida boa e serviço atencioso, no final diziam 'fique com o troco' ou deixavam um agrado.
Só que com o passar dos anos, o que era a gentileza, virou a obrigação dos 10% , ou valor livre, em  muitos lugares, do salão de beleza ao hotel.

imagem via Veja (aqui tem uma matéria de onde e a quem dar gorjeta)

Mas se a manicure é contratado do salão, o garçom do restaurante e o recepcionista do hotel, essas tais gorjetas aí não deviam se chamar salário e serem pagas pelo patrão? Ah, tá...São categorias que pagam pouco e cujos empregados não podem se dar ao luxo de acionar o sindicato para uma paralisação nacional como fazem os bancários...
Pouco mesmo ganha a empregada doméstica que, em 99% das casas, tem meia dúzia pra sujar e só ela para limpar, sem contar que ela faz o trabalho de vários profissionais (faxineira, lavadeira, passadeira, babá de criança e cachorro, cozinheira) e com uma jornada de trabalho que muitas vezes, se ela mora no serviço, vai das 6h da manhã até depois das 22h. E alguém acha que patrão tem obrigação de dar gorjeta pra doméstica?
O repositor de mercado também ganha pouco, mas quando ele vai ver o preço de um produto para você ou  te mostra onde fica o que você deseja, você dá gorjeta pra ele?
(imagem via Mario Persona):

A gorjeta já é tão obrigatória que a dificuldade em que ela seja paga causa tumulto, mas deviam fazer greve se o patrão atrasar o salário porque gorjeta  não é salário, embora muitos vejam como parte!
Aliás, de manicure a garçom, tem profissional que marca a sua cara numa lista mental se você for frequentador do estabelecimento e não costuma dar boas gorjeta (ou você está pensando que um ou dois reais é gorjeta?) 

E essa não é uma lista agradável, ou saudável, de se fazer parte...

Mas e você, vê como a gorjeta?

No texto eu não tratei da questão 'gorjeta e a lei', mas onde gorjeta está em vermelho você encontra mais informações sobre como é a prática em alguns lugais do país caso seja um assunto que te interesse.  

Só lembrando que gorjeta de blogueiro é comentário, então deixa de ser leitor pão duro!

10 comentários:

  1. Olha, eu vou confessar que se já achava um abuso a gorjeta, depois de ver a matéria da Veja vi que pode ser ainda pior...

    Fiquei lendo e pensando em todas aquelas pessoas lá pra quem se 'deve' dr gorjeta...Gente, gorjeta TEM é que ser dedutível do imposto de renda porque é uma despesa enorme se vc juntar aquilo tudo. Melhor mesmo é ficar em casa, andar a pé, cuidar da própria aparência, tipo índio, sabe como é? Pois é...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei o seu blog e as postagens super interessantes e descontraídas que você faz nele. Vi essa das gorjetas e também achei um absurdo. Como você falou...algo que era para ser opcional acaba virando obrigação porque ficam mal acostumados. E as gorjetas das domésticas quem dá...adorei e concordo com a sua posição.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  3. Pronto, já estou dando minha contribuição à blogueira! Meu comentário sobre gorjetas. Isso é uma coisa mundial isso de dá gorjetas. Acho que não dá para mudar, nos EUA ainda é mais que aqui. Vamos ficar nos 10% mesmo que se não meu dinheiro não vai dá para eu sair para canto nenhum...rsrs...
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Super apoio o seu ponto de vista! E o pior é saber que a sua gorjeta em restaurantes é divido por todo mundo e que inclusive uma parte vai para o sindicato! Absurdo!!! Mas vale ressaltar que não é obrigatório, se vc não quiser pagar, não paga!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garota Veneno, é fato... pode até não ser obrigatório, mas conheço gente que trabalha em hotel e restaurante que dizem que, sim, se o hospede/freguês não deixa caixinha, melhor não comer ali...

      E vai tentar explicar que vc já está pagando pelo serviço

      Excluir
  5. Olha, se gorjeta é para os profissionais que ganham mal, sou a favor é de gorjeta para professores, isso sim!!! É aquela coisa, todo mundo quer ganhar vantagem...
    Sim, eu mudei o fundo do DSM, mas foi por que estou fazendo aos poucos o template do blog do meu livro, então quando fiz o fundo dele, fiquei com pena do DSM, o fundo dele já estava tão rodado...

    Mil Sweetkisses ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila eu estava pensando nisso hoje ao achar uns trabalhos escolares perdidos por aqui...

      O professor já dá tanta aula, em sala, normalmente com mais de 20 alunos, as vezes o dobro disso, e ainda leva pra casa redações, trabalhos e provas pra corrigir...

      Isso sim mereceria gorjeta, e nem é porque ele ganha pouco, mas é porque, pra mim, isso é praticamente trabalho extra já que sala de aula da muuuuuito trabalho!

      Excluir
  6. Oh dotô, dá pra deixar o da cervejinha aí?

    Segundo Wikipéida: A etimologia da palavra gorjeta refere-se a garganta e ao canto das aves (gorjear). Estava associado a pagar o dinheiro de uma bebida após um serviço cansativo, especialmente no francês pourboire que significa "para beber". Ou seja, o da cerveja.

    Acho que todos profissionais que executam um bom serviço para nós devia ganhar o da cerva, e acho mais, que nós deveriamos ganhar suficiente para poder sair por aí dando gorjetas a torto e a direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rotsen, acho que todo profissional deveria fazer um bom serviço.E ponto. Porque profissional que não faz bem o serviço dele deveria é ser mandado embora.

      E não acho que a questão da gorjeta esteja relacionada só a termos ou não termos dinheiro 'sobrando' pra dá-la; o que eu não vejo é a razão de se fazer isso.

      Excluir
  7. Um fato. Tenho um blog e sei como é difícil conviver sem os devidos comentários.. são a base de manter o blog firme. Dependemos disso.

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...