quarta-feira, 7 de novembro de 2012

7 Dieta em violência sexual: Jéssica e seu estupro light

Eu não tinha assistido a tal cena na novela Salve Jorge, vi hoje no site da Globo. E fiquei tão... Sei lá...Decepcionada? Frustrada? Irritada? 
Bem, fui procurar saber o que tinha dado de errado com a cena quando leio lá no site da UOL:

"Globo opta por cena "light" de estupro de personagem de Carolina Dieckmann em novela"


imagem retirada do vídeo da Globo

É, eu vi a cena... Aliás, no site da Globo, no link do vídeo, não está escrito 'estupra ou violenta', e sim 'Russo abusa de Jéssica'. Até no título a Globo foi light.

Como obesa que sou, posso dizer que, quase sempre, quando está escrito que algo é 'light', com raras exceções, isso significa que é algo que tinha tudo para ser ótimo se não tivessem cortado o que era bom na receita... Mas como o 'light' em questão não era comida no sentido literal e sim no sentido figurado da palavra (não me faça desenhar para você entender), o tal 'estupro light' não só não ficou ruim como acabou sendo uma merda! 

Usaram 'bom senso' pra editar a cena pra não ser violenta demais, pra não chocar demais? Mas a cena não deveria ser forte justamente para chocar, afinal, estupro é sim algo chocante apesar de muita gente achar que, no fim, estupro é o sexo onde a mulher faz drama...

Quer dizer que atriz na novela de peito e bunda de fora, pode; homem passando a boca nos seios da atriz pode; homem/mulher casado traindo pode; agora estupro, que devia sim ser uma cena forte para 'acordar' as pessoas, não só em relação a violência sexual sofrida pelas mulheres vítimas do tráfico humano, que é o tema que a novela trata, mas sobre uma prática muito comum no dia a dia de garotas indo para o trabalho, adolescentes na faculdade, mulheres em festas, esposas em suas casas... Não pode? 

Uma mulher pode ser violentada dentro da sua casa, muitas vezes na frente do marido e dos filhos, mas um casal não pode ficar chocado por estar em casa e ver uma personagem sendo estuprada na novela? E numa cena que estava dentro de um contexto que a novela vem se propondo a mostrar e, espero eu, tentar evitar; que muitas outras garotas se deixem iludir pelas tais propostas maravilhosas de ganhar dinheiro fora do Brasil e acabem vítimas do tráfico sexual.

E não estou falando da cena mostrar peito, bunda e penetração... Até porque numa cena dramática dessas o que se expõe é humilhação, desespero, dominação, violência... E essas coisas não precisam de corpos nus para serem expostos. 

Enfim... Eu adoro a autora de Salve Jorge e acredito, sinceramente, que, por ela, a cena não seria aquela porcaria, aquele momento ridículo que acabou indo ao ar.
Infelizmente nem sempre uma história é contada com as cores fortes que o autor acredita que ela tenha.

E estupro, pra quem editou o capítulo da novela, tem cores bem apagadas. 

Quem se distraiu jantando durante a novela, nem notou que estava presenciando um estupro. 


****

7 comentários:

  1. Segundo a autora Glória Perez, ela comentou no twitter que foi cortada a cena por bom senso. Mas como vc mesma citou, não tem bom senso. Veja o caso das cenas de amor de Gabriela que era praticamente um sexo explícito. Kd a coerência?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu... Hoje em dia, até na própria novela das 21h a gente vê cenas que, de tão libidinosas, muitas vezes constrange se a gente está vendo em família...

      E faz tempo que não é só a questão do nu, é da esfregação mesmo. Antigamente o sexo era insinuado, hoje é muito frequente cenas looooongas onde o casal se toca na cama, close de boca percorrendo o corpo, quase sempre da parceira. Só falta mesmo mostrar a penetração...

      Eu conheço muita gente que fica super desconfortável vendo essas cenas de 'amor' tão explícitas, aí vem dizer que é bom senso poupar o telespectador da violência do sexo não consentido?

      Se a discussão no dia seguinte tivesse sido o choque que as pessoas tiveram nas suas casas a serem expostos a violência a qual muitas mulheres são submetidas, teria sido super válido.
      Preferivel nesse caso se desculpar pela realidade da situação do que tentar justificar o ridículo da opção...

      Excluir
  2. Não sei que horas essa novela passa mas provavelmente eu estava no Fox assistindo Walking Dead (menina, a Lori se sacrificou para filho viver, o que foi uma decisão controversa, um bebê num mundo cheio de zumbis).

    Ou eu estava jogando, você deveria tentar, as vezes é bom tomar parte, interagir tomando decisões que costumam decidir o rumo da estória.

    Esse é o motivo do meu sumiço, o PS3. Por incrível que pareça, leio seu blog pois vejo as atualizações no Google Reader, Pitacos de Lua fica logo acima do PlayStation Blog, que acompanho sempre.

    P.S. O que eu quis dizer é que questionar novela da Globo e seus valores é para fã de novela mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucianaweb...

      Mulher eu vi The Walking Dead, aliás, o episódio foi super tenso.
      Acho sacanagem a Lori querer se sacrificar para salvar o filho que estava pra nascer. Além do perigo que o espera, como mãe ela devia querer ficar viva pra proteger o filho que já tinha, mas não... Morreu e largou os dois num mundo onde pessoas LITERALMENTE podem comer seus filhos.
      E o mais velho ainda tem o trauma de atirar na cabeça da mãe... Fiquei mais com vontade de bater na Lori do que com pena dela rs
      Pois é, eu JAMAIS ia querer por filho num mundo assombrado por zumbis. Ia ter pesadelo com meu baby sendo devorado como sobremesa, tipo um docinho...

      Eu não tenho visto a novela porque filmes/series/documentários me seguram na TV por assinatura, mas fico de olho nos assuntos que são colocados em discussão, não tenho preconceito se é em novela ou no jornal. Até porque novela é algo que o povo assiste, se eu falo do comportamento não posso ignorar isso mesmo que não assista direto.

      E o tal 'questionar novela da Globo' parece coisa daquela turma que, só de ouvir 'Globo' na frase, ignora todo contexto da frase.

      Mas debater temas/comportamento ou questioná-los baseados numa cena de novela (ou série, ou documentário, ou notícia de jornal), é simplesmente usar um exemplo que muita gente viu; torna a questão mais 'real', porque a pessoa presenciou aquela situação ou pode presenciar (por isso eu passo o link).

      Infelizmente muita gente, quando a gente escreve um post onde faz referencia a novela, não se atentam ao tema do post, apenas a referência.

      É como eu disse: acho uma pena. Mas é muito comum...

      Excluir
    2. Eu não tenho problema com novela não, nem com quem acompanha. Eu também vejo (Chocolate com Pimenta vi as duas vezes), normal. Mas de 5 anos para cá a Globo não fez mais nada que seja possível acompanhar. Nem novela, nem de programação. Como eu disse, só sendo muito fã de novela da Globo mesmo.

      P.S. Também achei sacanagem da Lori, principalmente com o marido, literalmente largou ele com as duas crianças para cuidar sozinho.

      Excluir
    3. Lucianaweb...

      Na verdade acho que o filho tem cuidado mais do pai do que o pai do filho.

      Tenho medo daquele garoto rs

      Mas se eu fosse do grupo, não desgrudava dele :)

      Excluir
    4. Eu - que não sei muito de Walking Dead pra além dos quadrinhos (Sim, ele começou lá! vide http://www.actionsecomics.net/2011/01/walking-packs.html]
      acho que é meio complexo esse negócio de Imagem e Ação vs. estupro na hora do jantar.

      MAAAS concordo que o impacto geraria [MUITA] discussão... o que seria bom depois de todos os

      "Quer dizer que atriz na novela de peito e bunda de fora, pode; homem passando a boca nos seios da atriz pode; homem/mulher casado traindo pode; agora estupro, que devia sim ser uma cena forte para 'acordar' as pessoas, não só em relação a violência sexual sofrida pelas mulheres vítimas do tráfico humano, que é o tema que a novela trata, mas sobre uma prática muito comum no dia a dia de garotas indo para o trabalho, adolescentes na faculdade, mulheres em festas, esposas em suas casas... Não pode?"

      Força nessa palavra de suporte à discussão ( de Walking Dead e do estupro feminino - já que do masculino ninguém fala mesmo...)

      Vai, Vossa Luallescência (mais legal assim, né?!)

      Excluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...