segunda-feira, 11 de junho de 2012

21 Denúncia: blogueira sangrenta come bife mal passado

Não dá pra negar que as pessoas fazem campanhas bem dramáticas imagem via Why Not See

A hashtag  que me chamou a atenção nos TT's foi #blogueirasangrenta . Eu confesso que a primeira vez que li isso, achei que se tratava de alguma blogueira envolvida em um novo caso de assassinato no estilo do que Elize Matsunaga cometeu ao dar um tiro e depois esquartejar o marido, mas não era nada disso. Na verdade a hastag é meio que um protesto as blogueiras que fazem post usando ou defendendo o uso de peles. No site da Galileu tem uma matéria explicando o surgimento da mesma. 

Então...

Eu sou completamente defensora e adepta do 'uma coisa é uma coisa,outra coisa é outra coisa', mas também não posso deixar de dizer que muitas vezes, se a gente se der ao trabalho de analisar as coisas, percebemos que muita coisa acaba sendo praticamente a mesma coisa. Confuso?

Por exemplo: você ser contra o fato das pessoas usarem casacos de peles só porque elas têm dinheiro pra isso e você não e, claro, se tivesse gastaria com causas nobres ao invés da vaidade, parece mais inveja (não estou dizendo que é seu caso, mas não duvide que tem muita gente que só é contra o uso de peles porque não tem o seu).
Ser contra o uso das peles porque para que o casaco seja feito os bichos tem que morrer, é um motivo nobre e válido, mas eu tenho que dizer que, uma parte em mim, sente que a maioria das pessoas defendem o não uso dos casacos de peles mais por ideologia e ponto de vista do que realmente para preservar a vida dos bichinhos, afinal, quantas destas pessoas que fazem campanha contra o uso de peles preserva a vida dos bichos deixando de comer carne que também vem de um bicho que morreu pra isso? Ah, claro... Comer e vestir são coisas diferentes.

Defender que 'um alimenta, outro é só aparência' é ponto de vista e aí varia do que a gente acha que é importante ou fútil. Fato é que, em ambos os casos, os bichos morrem.Tem gente que argumenta que  tem diferença entre comer e vestir porque o bicho morre primeiro antes de parar no açougue e que, para virar casaco de pele, o bichinho é esfolado vivo o que torna o caso mais cruel. Ok... Então quer dizer que se matarem o bicho antes de o esfolarem, vestir pele seria mais aceitável?

Bom, opinião minha, claro, mas antes de você sair pichando casacos e xingando quem 'usa bicho morto' lembre-se que você também come um bicho morto. Você achar que neste caso 'uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa' eu diria que só faz diferença pra você. Pros bichos, dá no mesmo já que em ambos os casos , forrando o seu estômago ou cobrindo o seu corpo, ele acaba morto!

Por acaso um porco merece viver menos só porque vai virar um gostoso churrasco ao contrário do um animal que vai virar casaco de pele? Imagem via JIE

*******

21 comentários:

  1. Depois de ler muitos tweets eu percebi que as pessoas não estão preocupadas com a vida dos bichinhos, o que elas querem é implicar com as pessoas que fazem uso de pele animal pra se vestir dizendo que elas são fúteis e adoram chamá-las de cruéis...mas cadê o povo interessado em proteger a vida dos porquinhos e das vacas? Claro, aí vai mexer no santo churrasco de fim de a semana que a turma tanto gosta.
    Ah, sei lá... Mas eu acho uma puta sacanagem a proteção a chinchila e a raposa não se estender ao porco e as vacas.

    ResponderExcluir
  2. É tanta ignorância comparar a morte de um animal para se alimentar e a morte de um animal para se enfeitar. Além de ser uma baita presunção afirmar que quem critica não tem dinheiro para comprar pele verdadeira.
    Deixa eu pensar... Alimentar pessoas... Arrancar a pele de um animal (esfolar) AINDA VIVO para fazer um casaco em um mundo que tem tecnologia para produzir roupas sintéticas para o mesmo propósito... É igualzinho, né? Tsc, tsc, tsc. Isso é desculpa esfarrapada de quem justifica uma coisa com a outra.
    Quem sabe você tenha sucesso com o seu discurso com pessoas de QI baixo ou com menos neurônios que vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, as proteínas podem ser algo que o corpo precisa. Mas não é só na carne que as encontramos. Se você não sabia disso vale dar uma estudadinha para ver onde mais você pode consumir as proteínas. E comer carne todos os dias não é uma necessidade básica do homem. E mesmo assim tem muitos que comem. Então para que você não seja hipócrita deve defender estes animais, que muitas vezes ficam agonizando para morrer de uma forma que sua carne não fica dura, também. E sabe como é a vida de um bezerro que um dia será servido como vitela, aquela carne mais macia e saborosa? A partir do momento que ele consegue ficar de pé ele é colocado em um cercado que não sobra NENHUM espaço para qualquer movimento (assim ele não desenvolve nenhum músculo). E ainda é só alimentado por uma ração sem graça pois deus me livre da carne ficar com muita gordura.

      Então eu digo: Se você come carne de consciência tranquila e ataca quem usa pele, achando que uma coisa não tem nada com a outra, eu lhe pergunto: Você provoca menos dor ao bezerro? E se o animal que cirou casaco fosse rapidamente morto seria ok usar peles?

      Eu não entendo seu ponto de vista.

      Excluir
    2. Arrancar a pele de um animal (esfolar) AINDA VIVO para fazer um casaco... nossa! Como as pessoas são tendenciosas! Quem come bicho vivo, fia? Das duas formas o bicho estará morto. Entre jogar no lixo a pele do bicho e fazer casaco, faz casaco! Dã...

      Excluir
  3. Ana Cristina ...

    Jura que vc leu meu texto e no fim concluiu isso, é? Ok

    Só pra constar: Tem gente que mata um bicho porque é a única forma que tem de se alimentar o que não é o nosso caso, com certeza. Assim como tem gente em determinadas regiões do planeta matam animais pra fazer casacos porque é o único jeito de se manter aquecido . Esses são outra história.

    Mas, por exemplo: soja tem muita proteína, a gente não precisa comer carne pra isso. Alias, tem muito grão e hortaliças e outras tantas coisas que podem manter uma pessoa bem alimentada, inclusive leite e ovos que vem dos animais sem que eles precisem morrer pra isso.

    Quem come carne, come porque gosta de comer carne.
    Sim, eu acho que vestir um casaco de peles de animal é futilidade, eu não vestiria só pra ficar bonita ou porque é moda ou porque seria um presente caro...(porque dinheiro meu eu gastaria em outras coisas,questão de gosto...)e sim, eu como carne. E confesso, não me vejo melhor do que quem veste casado de peles porque em ambos os casos, os bichos morreram pra isso.

    O que vc chama de 'discurso' foi escrito apenas como uma visão de que, em se tratando da vida dos animais, nesses dois casos 'comer e vestir' (a não ser nos citados no começo do comentários) são tão bárbaros e desnecessários igualmente. O que os diferencia são só os gostos e vontades de cada um.

    Obrigada por participar.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo o cacete, sou o @carneiro_rio:

    Querida Lua, continuo te amando, mas exceto pelas agressões verbais a vc, concordo plenamente com a Ana Cristina. Segue uma matéria para sua meditação http://netobio.wordpress.com/2007/04/25/pense-bem-antes-de-comprar-um-casaco-de-pele/

    ResponderExcluir
  5. Querida, acho que a Ana Cristina te entendeu muito bem como todos nós. Vc é burra! Os bichos morrem de qq jeito mas matar maltratando por futilidade, é bem diferente de matar respeitando pra comer. Deixa de ser ignorante, vai falar de algo que vc entenda. Se é que isso existe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matar respeitando para comer?
      Tipo 3 kg de carne em uma churrascaria rodízio???? Isso sim é matança, por favor.

      Excluir
  6. Concordo plenamente Ana Cristina!
    É muito ignorância querer comparar! Todos os modos são crueis e isso é obvio! Mas matar um ser vivo somente para enfeitar o cangote? Pelo amor de deus! De algum ponto temos que partir, e são assim que as coisas começam!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada aos Anônimos pelas participaçõess. Como sempre, os Anônimos muito educados e elucidativos nas suas manifestações.

    ResponderExcluir
  8. @carneiro_rio ..

    Tudo bem, apesar de vc também fazer distinção entre um bichinho e outro, entre um uso e outro, eu continuo achando a mesma coisa...

    E, mesmo não concordando com o pensamento de vocês, acredito que vc, assim como a Ana Cristina e outros tem o direito de discordar de mim. Até porque eu creio que se os bichos pudessem responder através de um Dr.Dolittle iam discordar de vocês também :)

    Faz parte. Obrigada por colaborar com o post

    ResponderExcluir
  9. o que você prefere: comer ou se vestir?

    ResponderExcluir
  10. Bom, minha opinião...
    Não acho certo nem errado comer carne animal. Infelizmente isso é cultural. E é uma cultura de séculos por conta de sobrevivência. Existem proteínas que você encontra apenas em carne animal. É regra? Não... Mas a maioria das pessoas foi criada com isso. O ser humano em geral nasceu com essa cultura vinda de milênios. E tirar isso das pessoas é impossível.
    Agora usar pele pra ostentar luxo? Porque é ostentação. Vi postagens na blogueirashame que a menina estava com um colete de pele. E uma calça rasgada. Oi?

    Muitos animais perdem a pele ainda vivos.

    ResponderExcluir
  11. @livjt...

    eu compreendi o que vc disse, entendo o lance do cultural, da diferença de ser ostentação, mas pra mim, ainda sobrevive a questão do 'o bicho morre no fim de ambas as histórias...'

    Sermos acostumados a gostar de comer bicho desde pequeno eu entendo, mas é uma opção q depois de adulto a gente pode fazer. É difícil, é, mas separar a morte dos bichos em 'pode por causa disso...e não pode por causa daquilo', me parece conveniência.

    Eu não uso casaco de pele, fato: não tenho. A ideia de usar, não me agrada...Me incomoda. Eu acredito que não usaria, mas eu não sei se tivesse ganho um vison chiquérrimo, se não teria ficado tentada a usar.
    Eu como carne, não só porque fui criada comendo carne.Como porque eu gosto!Aliás,adoro.
    E sinceramente, não me sinto menos cruel por comer carne e não usar casado de peles. A diferença é que comer carne entra no quesito 'permitido', por isso ninguém quer me pichar ou me chama de monstro por causa disso.

    Se a gente estivesse falando de 'drogas' a carne seria a droga lícita, o casaco de peles a droga ilícita rs

    Obrigada por colaborar com o post.

    ResponderExcluir
  12. Vi seus comentários aqui e no outro blog onde você postou, em primeiro lugar, acho válido discutir a necessidade de matar animais tanto para o uso das peles quanto para a nossa alimentação, com argumentos sólidos e um mínimo de esclarecimento qualquer debate é produtivo. Só acho que entre vetar a matança para comer ou para o uso das peles, o segundo caso merece prioridade não porque bois, porcos, galinhas etc sejam menos importantes, mas porque o uso dessas peles me parece ainda menos necessário do que alimentar-se de carne, não que seja preciso, mas se for mudar de dieta, é preciso comer as coisas certas para substituir os nutrientes que a carne tem, já as peles, não são sequer artigo de primeira necessidade. Seria interessante que todos pudessem abrir mão de comer carne, mas sendo isso um traço cultural é humanamente impossível, ao menos a curto prazo. Só que aí também temos uma outra questão - Há trocentos produtos e objetos que manuseamos no dia a dia e que são feitos com alguma matéria-prima de origem animal e pouca gente sabe quais. A questão de usar ou não peles, comer ou não comer carne é apenas o começo, mas pela banalidade do produto final, o primeiro item da lista a ser abolido são as peles, muito sofrimento aos bichinhos apenas para alimentar uma vaidade.

    ResponderExcluir
  13. Fabio...

    Por algum motivo, que acredito a culpa seja minha na forma de escrever o texto, as pessoas parecem achar que eu sou contra o #BlogueiraSangrenta e que estou dizendo que se a gente come o bicho, também pode usar a pele dele.

    Não é isso... O post era só uma reflexão de que as pessoas estão sempre animadas a protestar sobre o que não exige mudanças na vida pessoal delas. 99,99% das pessoas q são contra as peles não usam, mas comem carne. E se posicionam contra quem usa chamando-as de 'fúteis...esnobes...'. Realmente, pra mim, pelo que andei lendo, tem mais gente aproveitando pra avacalhar a turma que usa peles do que preocupada realmente com a vida dos bichinhos.
    E que se é pra ter pena dos bichos que perdem o pelo, a gente devia ter pena de todos que perdem a vida, coisa que a gente não faz por conveniência e porque aí exige mais do que só a nossa 'militância', exige nossa mudança de hábito.

    Tirando situações extremas de 'vou comer o bicho porque senão eu morro de fome', comer a carne de um animal que também era um ser vivo que respirava e procriava também é um ato de selvageria assim como desfilar com o pelo dele.

    Só que ao mesmo tempo que as pessoas se horrorizam com uma mulher desfilando o seu casaco de peles, com os amigos as gente fazem festa no 'velório' do bicho rs

    Eu acho graça dessas contradições humanos.
    E todos acabamos sendo. Eu, por exemplo, acho justo matar baratas...ratos...E que também são serem vivos que respiram, que procriam. Mas são nojentos, né? rs

    Obrigada por colaborar com o post.

    ResponderExcluir
  14. Entendi seu posicionamento. Realmente, com essa campanha vi muita gente avacalhando as blogueiras e até as famílias delas de forma pessoal, aí a coisa já foge do seu propósito. Também tem nesse meio as pessoas que detonam essas meninas por não simpatizar com elas, não é por aí também não. Só quis mostrar que a coisa vai um pouco além de virar vegan ou não, devia ter feito isso no meu comentário anterior, mas nesse link há uma relação de produtos que tem matéria-prima de origem animal: http://empresastestes.wordpress.com/glossario-de-produtos-de-origem-animal/ A galera pode até deixar de comer carne mas ainda assim continuaria vivendo às custas da morte de alguns animais.

    ResponderExcluir
  15. Uma coisa sempre será uma coisa e outra coisa sempre será outra coisa. Porque não fazem casacos com pele de vaca ou de boi? O que acontece é que na maioria dos casos, os animais mortos para que um casaco de peles seja feito, morre apenas por isso e para isso. Futilidade.

    A morte é uma só, seja ela qual for e não há justificativa, mas não se mata um porco ou uma vaca por mera futilidade, pode-se até considerar o churrasco uma futilidade, mas nada mais é do que uma forma de se preparar a carne, apenas isso.

    Ainda que tenhamos soja e outras proteínas, não inventaram carne sintética, mas já existem as peles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) O couro da vaca e do boi são usados para fazer sapatos e casacos também.
      2) Não é a forma de fazer a carne o problema. É a quantidade de carne que se come em uma churrascaria. Bem mais que o necessário né? Carnificina mesmo.
      3) Existe a carne de soja (um tipo de carne "sintética").

      Mas é claro que você prefere não saber nada disto para continuar se enchendo de carne e achar que está tudo bem.

      Excluir
  16. Stupid...

    'Porque não fazem casacos com pele de vaca ou de boi? '

    Ué...Porque não são peles fofas....

    De repente, vai ver a natureza foi sábia: fez porcos e vacas pra serem comidas e raposas, chinchilas e outros para serem vestidos. Povo é que só vê problema numa dessas situações.

    Povo sem pre complica :)

    Obrigada por acrescentar sua opinião ao post

    ResponderExcluir

Quando você colabora com seus pitacos o post deixa de ser um monólogo e passa a ser uma conversa. A blogueira se responsabiliza pelas próprias opiniões, as opiniões alheias são de responsabilidade de quem as escreve. Só lembrando que gente inteligente tem argumentos; a turma que só sabe xingar e ofender só quer confusão. Pode não!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...